Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Hospital de Aeronáutica dos Afonsos comemora 71º Aniversário de criação
Início do conteúdo da página

No dia 30 de outubro, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) comemorou seu 71º Aniversário de criação. Para celebrar a data, foram realizadas, no dia 03 de novembro, atividades alusivas à data: culto ecumênico, descerramento da galeria de funcionário destaque 2021 e a Cerimônia Militar, respeitando os protocolos de enfrentamento à COVID-19.

O dia festivo iniciou-se com um culto ecumênico em agradecimento pelas graças recebidas, do qual participaram membros do efetivo de diferentes religiões.

 Após o culto, os participantes foram convidados a se dirigirem ao hall de entrada para o descerramento da galeria de funcionário destaque 2021. Na ocasião, a Diretora do HAAF, Coronel Médica Luci Alcione Apocalypse da Cunha, proferiu, em nome do efetivo, palavras de agradecimento aos profissionais eleitos funcionários destaque do ano de 2021, parabenizando-os pela conquista e afirmando que são um modelo a ser seguido por todos.   

 

Na sequencia, realizou-se a Cerimonia Militar alusiva 71º Aniversário de criação.  Prestigiaram a Solenidade, o Maj Brig Med Walter Kischinhevsky, Diretor de Saúde da Aeronáutica; o Brig Int Alexandre Santana Nogueira, Subdiretor de Pagamento de Pessoal da Diretoria de Administração da Aeronáutica; o Brig Med Cloer Vescia Alves, Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação da Assistência Médico-Hospitalar da Diretoria de Saúde da Aeronáutica e Subdiretor de Planejamento, Orçamento e Gestão da Diretoria de Saúde; o Brig Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Júnior, Comandante da Universidade da Força Aérea e Brig Med Carla Lyrio Martins, Diretora do Hospital de Força Aérea do Galeão.

 Também estiveram presentes os eternos diretores: Brig Med Marcos Vieira Maia, Subdiretor de Saúde Operacional da Diretoria de Saúde, Maj Brig Med Ricardo Luiz de Guimarães Germano, Cel Med R1 Roberval Iglesias Lopes e Cel Med Evandro Barreto Barbosa.

 Durante a Cerimônia Militar, como reconhecimento pelos bons serviços prestados à Aeronáutica, foram concedidos medalhas e diplomas.

O Maj Brig Med Walter Kischinhevsky e o Maj Brig Med Ricardo Luiz de Guimarães Germano realizaram a imposição das medalhas militares de tempo de serviço aos seguintes militares:

SO SEF Waldir da Rocha Longobucco (Medalha de Ouro com passador de Ouro)

SO BMA Marcelo Nascimento (Medalha de Ouro com passador de Ouro)

SO STO André Oliveira do Livramento (Medalha de Prata com passador de Prata)

SO SEF Priscila Leandro da Silva (Medalha de Prata com passador de Prata)

2º Sgt SAD Leonardo Firmino De Almeida Mello (Medalha de Bronze com passador de Bronze)

2º Sgt SEF Alberto Luiz Ramos Junior (Medalha de Bronze com passador de Bronze)

 A Diretora do HAAF, Coronel Médica Luci Alcione Apocalypse da Cunha, efetuou a entrega das medalhas e diplomas aos agraciados com o Título Honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, senhor Paulo Sérgio da Silva Reis Júnior, Diretor Geral do Hospital Estadual Carlos Chagas, representado pelo Capitão Bombeiro Militar Paulo Vinícius de Lima Freire, e Senhora Isabelle Vasconcellos de Souza, Coordenadora da Biologia Molecular/Unidade de Apoio ao Diagnóstico da COVID-19.

 

 Foram homenageados, ainda os funcionários destaque do ano de 2021 e os eternos diretores do HAAF.

Para finalizar a sequencia de atividades alusivas ao 71º Aniversário de criação do HAAF, no dia 04 de novembro, houve a realização do tradicional Ciclo de Palestras Científicas. Este ano, o tema escolhido foi “Gestão de Qualidade em Saúde”, com o objetivo de estimular o efetivo a buscar conhecimento e aprimoramento profissional.

Contribuíram com o evento os seguintes palestrantes:

  • Tenente Coronel Aviador R1 Felipe Koeller Rodrigues Vieira com o tema: “A Filosofia da Investigação de Acidentes Aeronáuticos e a Segurança na Saúde”
  • Capitão Fernando Mallet Soares Paragó com o tema: Como a Gestão da Qualidade pode estar alinhada com a percepção do usuário: a Experiência do Paciente”
  • Doutor Alfredo Guarischi com o tema: “CRM – Da aviação para a Medicina”

 

 É importante destacar que durante todo o mês de outubro, os beneficiários do SISAU puderam participar das comemorações de aniversário de criação do HAAF, através da promoção de eventos idealizados para atendê-los.

Às quartas-feiras do mês de outubro foram dedicadas às campanhas de saúde preventiva, com a abordagem de temas como: Infeções Sexualmente Transmissíveis, Hipertensão, Diabetes e Saúde Bucal. Os participantes receberam orientações sobre cuidados com a alimentação e a saúde, tiveram acesso a receitas saudáveis, realizaram exames e testes rápidos.

A semana compreendida entre 18 e 22 de outubro foi dedicada à campanha de doação de sangue para voluntários, de modo a incentivar este nobre gesto capaz de salvar vidas.

Ainda no mês de outubro, teve início, no hall de entrada do HAAF, uma exposição de fotografias do efetivo no exercício de suas atividades habituais, com o tema “Nós cuidamos dos nossos – Os valores do HAAF – Humanização, Acolhimento, Atenção Integral e Fraternidade”, uma forma de homenagear àqueles que contribuem diariamente para o funcionamento desta OSA.

 

Fim do conteúdo da página