Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Hospital de Aeronáutica dos Afonsos realiza Campanha de Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
Início do conteúdo da página

O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) realizou, no dia 06 de outubro, campanha de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A campanha integra um conjunto de ações que serão desenvolvidas durante todo o mês de outubro como parte das atividades alusivas ao 71º aniversário de criação do HAAF, sempre objetivando a prestação de um serviço de excelência aos beneficiários do SISAU.

Foram distribuídos folders informativos para os pacientes que aguardavam atendimento, realizados testes rápidos de Hepatite B, Hepatite C e HIV, ofertados preservativos e oferecidas orientações a respeito do tema pelos profissionais de saúde do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS).

É válido destacar que a terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissível (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa transmitir a infecção, mesmo sem sintomas. As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo. A transmissão também pode acontecer da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação e, de maneira menos comum, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

 

 

Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis.

Os exemplos mais conhecidos são:

 

Herpes genital;

HPV (Papilomavírus Humano);

Hepatites virais B e C;

Cancro mole (cancroide);

Doença Inflamatória Pélvica (DIP);

Donovanose;

Gonorreia;

Clamídia;

Linfogranuloma venéreo (LGV);

Sífilis;

Infecção pelo HTLV;

Tricomoníase;

 

A 2º Ten QOCon FARM Jéssica Gabriela Fonseca da Silva destaca que o uso do preservativo é a forma mais eficaz  de  prevenção,  mas  caso não seja utilizado ou seja rompido durante a relação sexual, a busca de atendimento médico imediato ajuda a reduzir o risco de infecção por algumas das IST.

Fim do conteúdo da página