Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HAAF ENCERRA O MÊS DE JULHO COM ARRAIÁ SOLIDÁRIO NA POLICLINICA DE AERONÁUTICA DE SANTA CRUZ
Início do conteúdo da página

O banco de sangue do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos realizou, em parceria com Policlinica de Aeronáutica de Santa Cruz, o Arraiá Solidário, uma campanha de coleta de sangue na qual os voluntários do bairro de Santa Cruz e adjacências foram recebidos em clima de festa com decoração e pratos típicos juninos, como forma de celebrar esse gesto de solidariedade e amor ao próximo.

Estiveram presentes 34 voluntários para a doação, que ajudaram a manter o abastecido o estoque de sangue, que ampara preferencialmente os Hospitais da Força Aérea Brasileira, mas também apoia os hospitais da rede pública de todo o estado do Rio de Janeiro.

Além do Arraiá Solidário, realizado no início de julho na Guarnição dos Afonsos e no fim do mês na Guarnição de Santa Cruz, o HAAF realizou coletas externas no Hospital Central da Aeronáutica (HCA), no dia 27 de julho, reunindo 36 doadores, e no Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME), no dia 16 de julho, com a participação de 30 voluntários, incluindo o Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, Diretor do PAME.

O Banco de Sangue do HAAF marcou presença, ainda, na abertura da campanha nacional do grupo no Grupo Imobiliário Brasil Brokers, no dia 14 de julho, com a participação de 60 doadores. A empresa buscou a parceria com a Força Aérea Brasileira e montou uma estação exclusiva de atendimento na loja da Barra da Tijuca, para proporcionar aos colaboradores maior conforto no momento da doação.

 

A iniciativa conta com o apoio de hemocentros nas cidades em que a companhia está presente – Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Mato Grosso, e tem por objetivo estimular a consciência e transformação social, abrindo o olhar às atitudes possíveis à maioria das pessoas.

A doadora Karina Leite relatou sentir-se muito feliz com sua atitude e descreveu que “a doação é um ato de solidariedade. Eu tinha o pensamento que o meu sangue era comum e não faria diferença em doar, porém descobri na doação que ele é bastante necessário e que pode salvar até 03 vidas e isso encheu meu coração de alegria. Ajudar o outro me deixa feliz. Não custa nada, é rápido e 03 famílias ganham mais esperança. Doar sangue é multiplicar vidas!”

Aqueles que não puderam participar das campanhas realizadas no mês de julho, mas desejam realizar sua doação de sangue podem comparecer ao Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, de segunda a sexta das 7:30 às 11:30.

Para doar sangue é necessário:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 (com autorização do responsável) e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
  • Pesar no mínimo 50Kg.
  • Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Passaporte).
  • Doadores que estiverem resfriados ou que apesentarem sintomas parecidos com os da gripe não devem ir aos hemocentros.

 

 

Fonte: Karolina Costa 1S SEF

Fim do conteúdo da página