Visando melhor atender aos beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica, em breve, a equipe do Pronto Atendimento (PA) do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) passará a adotar a Triagem por Classificação de Risco por Cores, com o intuito de agilizar o atendimento, organizar a sala de espera e melhorar a eficiência do serviço prestado.
Neste sistema de triagem, o enfermeiro avalia o paciente a fim de determinar a gravidade do quadro clínico apresentado e o tempo de espera recomendado.
Após a avaliação, o paciente recebe uma pulseira colorida de acordo com sua posição na escala de cinco níveis estabelecida pelo sistema, indicando o tempo de espera segundo a gravidade do quadro clínico.
- Vermelho: emergência, atendimento imediato. Significa risco de morte iminente.
- Laranja: muito urgente e precisa ser atendido o mais rápido possível. Em média, o tempo aceitável de espera nesses casos é de até 10 minutos.
- Amarelo: urgente, necessita avaliação mais detalhada, mas tem condições clínicas de aguardar. O tempo de espera pode chegar a até 1 hora.
- Verde: pouco urgente, pode aguardar assistência médica ou ser encaminhado para o CAIS. Têm um tempo aceitável de espera de até 2 horas.
- Azul: não urgente, ou seja, deve ser acompanhado no consultório médico ou no CAIS. São situações em que os pacientes podem aguardar até 240 minutos (4h) e são aconselhados a buscarem atendimento no CAIS em outro horário.
Redes Sociais