O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) realizou, entre os dias 05 e 09 de julho, o Arraiá Solidário do Banco de Sangue. A campanha é uma forma de incentivar o retorno de antigos doadores e estimular o público a conhecer e se interessar pela ação.
De acordo com o 1º Tenente Felipe José Abade Rosa, Assistente do Banco de Sangue do HAAF, o evento atraiu um número sete vezes maior de doadores em relação à quantidade de voluntários em semanas comuns, o que é de suma importância para a manutenção dos estoques, que registraram queda neste período de Pandemia. Ainda segundo o médico, a doação dura cerca de 12 minutos e uma única bolsa de sangue é capaz de salvar pelo menos 4 vidas:
“Muitas vezes procuramos atitudes para mudar a vida de alguém ou fazer algo extraordinário, mas esquecemos de um ato simples e muito importante que é a doação, podendo salvar e transformar a vida de uma pessoa e de todos os seus familiares”.
Os voluntários que compareceram ao HAAF para realizar sua doação de sangue foram recebidos em clima de festa com decoração e pratos típicos juninos, como forma de celebrar esse gesto de solidariedade e amor ao próximo.
O 2º Sargento Cleiton Coutinho Macário, voluntário para doação durante o Arraiá Solidário, destacou sua satisfação:
“Doar sangue pra mim é uma ação solidária muito gratificante, pois ajuda realmente a quem precisa. O evento estava bem decorado e com muitos doadores, mas a equipe do banco de sangue conseguiu organizar tudo com bastante dedicação. Foi muito satisfatório doar sangue mais uma vez e comer aquele lanche caprichado no final. Parabenizo a todos pelo empenho”.
O banco de sangue do HAAF ampara os Hospitais da Força Aérea Brasileira, mas também apoia os hospitais da rede pública de todo o estado do Rio de Janeiro. Os voluntários para a doação podem realizá-la, mesmo fora dos períodos de campanhas, de segunda a sexta, das 7h 30 às 11h 30. O intervalo entre doações para o sexo masculino é de 60 dias, respeitando o limite de quatro vezes por ano. Para o sexo feminino, o intervalo é de 90 dias, com o limite de três doações anuais.
Para doar sangue é necessário:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 (com autorização do responsável) e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
- Pesar no mínimo 50Kg.
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Passaporte).
- Doadores que estiverem resfriados ou que apresentarem sintomas parecidos com os da gripe não devem ir aos hemocentros.
A Coronel Luci Alcione Apocalypse da Cunha, Diretora do HAAF, registrou seu agradecimento:
“Obrigada a todos pelas doações recebidas com muito amor e carinho em nosso Arraiá Solidário. Dar um sentido à vida é uma necessidade humana e quando esse sentido envolve um ideal coletivo, grandes e belos frutos podem ser colhidos. Nós cuidamos dos nossos!”
Redes Sociais