Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HAAF realiza campanha de doação de sangue na ALA 11, na PC-SC e no III COMAR
Início do conteúdo da página

O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) vem realizando regularmente campanhas de doação de sangue, em forma de coleta externa, a fim de manter um estoque de Hemocomponentes no banco de sangue para atender os usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).

No dia 14 de maio de 2021, a equipe do HAAF compareceu à ALA 11, onde recepcionou 68 doadores. Um dos doadores, o recruta Samuel A. do Nascimento, enfatizou a relevância da ação, relatando sentir-se feliz e grato por realizar algo tão importante e ter a certeza de que através da doação de sangue ajudaria sociedade.

O banco de sangue realiza essa parceria com a ALA 11 bimestralmente, entretanto, os voluntários para a doação de sangue podem realizar sua doação no Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, de segunda a sexta de 7h30 as 11h30.

É válido ressaltar a que no dia 10 de maio de 2021, a equipe do banco de sangue do HAAF esteve presente no Comando Aéreo Leste (III COMAR) para realização de coleta, como parte dos eventos alusivos ao aniversário da Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont (OASD), onde estiveram presentes 51 voluntários para a doação.

No dia 07 de maio de 2021 a campanha ocorreu em parceria com a Policlínica de Aeronáutica de Santa Cruz (PC-SC), quando estiveram presentes 47 doadores, dentre militares e familiares do efetivo da ALA 12, da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), do 1º GAVCA, do 3º/8° GAv , do 3º ETA e do Curso de Formação de Soldados.

Vale ressaltar que em virtude da pandemia e do isolamento social, campanhas de divulgação e captação são ainda mais necessárias, uma vez que a procura por hemocentros para doação de sangue diminui consideravelmente.

Medidas como esta mantêm o abastecido o estoque de sangue, que ampara preferencialmente os Hospitais da Força Aérea Brasileira, mas também apoia os hospitais da rede pública de todo o estado do Rio de Janeiro.

A Sargento Juliana Mendes Lira destacou a necessidade da adesão à campanha de doação de sangue entre os militares: “Considero de extrema importância o incentivo à doação de sangue por partes dos militares. Sendo uma das instituições mais creditadas pela população, temos a obrigação de contribuir, principalmente, em um momento tão crítico como esse de pandemia.”

Para doar sangue é necessário:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 (com autorização do responsável) e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
  • Pesar no mínimo 50Kg.
  • Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Passaporte).
  • Doadores que estiverem resfriados ou que apesentarem sintomas parecidos com os da gripe não devem ir aos hemocentros.

 

 Coleta externa realizada na ALA 11

Coleta externa realizada no COMAR III

 

Coleta realizada na PC-SC

Fonte: Karolina Costa 1S SEF

 

Fim do conteúdo da página