No dia 10 de maio de 2021, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) realizou campanha de doação de sangue por meio de coleta externa, em parceria com o Comando Aéreo Leste, como parte dos eventos alusivos ao aniversário da Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont.
Vale ressaltar que em virtude da pandemia e do isolamento social, campanhas de divulgação e captação são ainda mais necessárias, uma vez que a procura por hemocentros para doação de sangue diminui consideravelmente.
Medidas como esta mantêm o abastecido o estoque de sangue, que ampara preferencialmente os Hospitais da Força Aérea Brasileira, mas também apoia os hospitais da rede pública de todo o estado do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes 51 voluntários para a doação. A 1º Tenente Thaís Belchior Miranda Contarato destacou o contentamento em realizar sua doação de sangue. “Achei uma experiência maravilhosa doar sangue na minha própria organização militar, através desse serviço móvel do HAAF. É uma grande oportunidade de fazer o bem!”
Além desses postos de coletas externas periódicas, os voluntários para a doação de sangue podem realizar sua doação no Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, de segunda a sexta das 7:30 às 11:30.
Para doar sangue é necessário:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 (com autorização do responsável) e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
- Pesar no mínimo 50Kg.
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Passaporte).
- Doadores que estiverem resfriados ou que apresentarem sintomas parecidos com os da gripe não devem ir aos hemocentros.
Fonte: Karolina Costa 1S SEF
Redes Sociais