No dia 13 de abril de 2020 uma equipe de militares da Subdivisão de Análises Clínicas do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) participou de instrução sobre procedimentos de coleta de swab de nasofaringe e orofaringe dos pacientes suspeitos de infecção pela COVID-19.
O treinamento foi oferecido pelas Enfermeiras do Serviço de Vigilância e Saúde Masao Goto da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro Mônica Valente da Rocha Oliveira e Aline de Lima Pereira que orientaram sobre todo o processo e os cuidados de biossegurança a serem tomados durante a coleta de material biológico para a detecção da COVID-19 pelo teste laboratorial.
Os testes diagnósticos que estão sendo realizados no HAAF, inicialmente, são destinados aos trabalhadores de saúde que apresentarem sintomas, seguindo as determinações do Sistema de Saúde da Aeronáutica.
Segundo a enfermeira responsável pelo Serviço de Vigilância e Saúde Masao Goto da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro Adriana Viana Costa Porto o momento serviu para além da capacitação oferecida, mas também para aproximar o contato entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o HAAF contribuindo para a comunicação e notificações de casos, inclusive das demais patologias.
A Chefe da Divisão Farmacêutica do HAAF, Cap Farm Alexandra Vidal Pedinotti Zuma, diz: “A Divisão Farmacêutica vem buscando a capacitação do seu efetivo para padronização dos procedimentos respeitando a biossegurança dos profissionais e ambiente permitindo um rápido diagnóstico”
Redes Sociais