Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Novo! Exame de Densitometria Óssea no HAAF
Início do conteúdo da página

Rio de Janeiro, 11 de fevereiro de 2016.

Já está disponível em nosso Hospital, o exame de Densitometria Óssea.

Este exame é ideal para o diagnóstico da Osteoporose e da osteopenia, uma vez que detecta a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa.

Para isso, são utilizados aparelhos sofisticados que apresentam duas vantagens importantes: são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação. Além de ser um teste rápido (dura cerca de 5 minutos) e indolor.

O exame de Densitometria Óssea é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. Entretanto, pode ser indicado para mulheres abaixo de 65 anos e homens abaixo de 70 anos que preenchem um dos critérios abaixo:

  • Baixo Peso;
  • Fratura Prévia;
  • Medicações que aumentam o risco de osteoporose;
  • Doenças que aumentam o risco de osteoporose;
  • Monitorar osteoporose já diagnosticada; e
  • Monitorar tratamento.

Contraindicações:

  • Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, por conta da radiação;
  • Pessoas que fizeram exame com contraste de iodo ou bário não podem fazer a densitometria óssea durante uma a duas semanas a depender do contraste utilizado (tempo para que seja eliminado do corpo), pois este interfere no resultado. Outros exames radiológicos como os de cintilografia devem ter um intervalo de eliminação determinado pelo médico;
  • Cirurgia ortopédica extensa ou prótese extensa na região avaliada: no caso de pessoas que tem próteses em um fêmur, por exemplo, é feita a avaliação do outro. Para pessoas que tem prótese na coluna, é feita uma análise do fêmur e outra do antebraço; e
  • Obesidade grave: a maioria dos aparelhos para a densitometria óssea suporta até 160 kg.

 

Preparação para o exame:

No dia do exame evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem interferir no resultado. Jóias como: colares e pulseiras, também devem ser evitados, bem como sutiãs com aros de ferro.

É recomendado também que a pessoa não tome qualquer suplementação de cálcio no dia, pois a cápsula pode aparecer no exame da coluna e interferir no resultado.

Recomendações pós-exame:

Não há nenhuma recomendação especial após o exame. Ao término, a pessoa pode prosseguir normalmente com as suas atividades.

Horário e agendamento:

O exame pode ser realizado de segunda a quinta-feira no horário de 07:30 às 16:30 e sextas-feiras às 07:30 às 11:30.

Não há necessidade de agendamento prévio.

 

 

Fim do conteúdo da página