Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Unidades Subordinadas > Uncategorised > TREINAMENTO: MILITARES REALIZAM CURSO DO RADAR METEREOLÓGICO RMT0100D
Início do conteúdo da página

O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) tem por finalidade executar as atividades relacionadas com a vigilância e o controle da circulação aérea geral. Nesse contexto, a Divisão Técnica coordena e controla as atividades de manutenção e suprimento necessários para a operacionalidade dos equipamentos e instalações técnicas. Dentro dessa coordenação existe a Subdivisão de Radares que mantém seus técnicos sempre habilitados nos equipamentos instalados na jurisdição do CINDACTA II.

No inicio de março aconteceu no DTECEA-STI (Santiago-RS), o curso de MANUTENÇÃO MECÂNICA DO RADAR RMT0100D (RAD037), que visa proporcionar aos alunos a capacitação necessária para a realização da manutenção mecânica no radar meteorológico RMT0100D. O referido treinamento faz parte do calendário de cursos previstos no Programa de Atividades de Ensino e Atualização Técnica (PAEAT) do DECEA. Diversas organizações militares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) participam do curso, que abrange instruções teóricas e práticas sobre o radar RMT0100D do DTCEA-STI.

Este treinamento foi coordenado pela Subdivisão de Radares (RAD), em conjunto com a Seção de Instrução e Atualização Técnica (SIAT) do CINDACTA II, e contou com a participação de instrutores SO SEM Joelson Oliveira Rocha Melos, 2S SEM Fabiam de Souza Machado e 3S BET Onildo da Conceição Júnior do efetivo do DTCEA-MDI (CINDACTA II) e o 2S BET Wellington dos Santos Theodoro do efetivo do DTCEA-SRO (CINDACTA I), além de nove alunos dos Destacamentos das localidades de Pico do Couto, Canguçu, Gama, Santiago e Morro da Igreja. Também teve a participação de 3(três) alunos do PAME RJ.

Dentre os alunos, destacou-se o 1° Ten QOENG MEC Mauro Teixeira Tavares (PAME-RJ), que obteve a primeira colocação no curso, com a média final 10,00. Segundo o 1º Ten Mauro “O curso RAD037 foi uma oportunidade ímpar de aprender os princípios de funcionamento, os principais componentes, as manutenções realizadas, os procedimentos de parada e religamento da antena e os demais conhecimentos básicos para poder contribuir de alguma maneira na manutenção mecânica dos radares meteorológicos RMT0100D. O treinamento proveu também além da disseminação de conhecimento, a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas de formação: permitindo um melhor alinhamento do entendimento do radar ao final do curso, com ganhos para todos os lados. Ao final do curso, foi possível: fortalecer os DTCEA que possuem este tipo de equipamento com técnicos que, sem sombra de dúvida, agora poderão prestar suporte a suas unidades, centros e parques com a qualidade necessária para o SISCEAB.”

Radares meteorológicos são sensores capazes de identificar e quantificar fenômenos meteorológicos. Os dados e produtos gerados pelo Sistema Radar Meteorológico em sua configuração em rede para o SISCEAB são destinados à utilização no Controle de Tráfego Aéreo, onde os radares atuam principalmente como instrumentos de vigilância e análise meteorológica, devido à sua habilidade de localizar e medir precipitações atmosféricas a distâncias razoáveis, quase que instantaneamente e auxiliando a conduzir aeronaves através de condições seguras de voo, tanto em rota quanto durante a decolagem e o pouso.

Para Sgt Braga da Seção de Radares do CINDACTA I, esse curso foi muito proveitoso para todos nós. Fizemos o máximo para absorver o maior conteúdo possível de nossos instrutores, tanto da parte mecânica quanto eletrônica. Esperamos adquirir toda a experiência que nos foi passada num futuro próximo, todos os instrutores estão de parabéns pelo empenho e dedicação com nós alunos. Nosso sentimento é de gratidão pela oportunidade.”

Desta forma, percebe-se a importância da formação e aperfeiçoamento dos técnicos especializados para a manutenção dos radares RMT0100D, visando o aumento da disponibilidade desses equipamentos aos órgãos de defesa aérea e controle de tráfego aéreo do SISCEAB.

 

 

Fim do conteúdo da página