Nesta quinta-feira, dia 06/06/24, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu promoveu o 1° Simpósio Aeronáutico e Reunião de Integração com a Comunidade Aeronáutica da Tríplice Fronteira.
O evento foi aberto ao público em geral e agrupou operadores e usuários dos serviços aeronáuticos, com o objetivo de proporcionar o debate e compartilhamento dos temas que envolvem a proteção, o controle do espaço aéreo, a segurança de voo e as regras/peculiaridades, que envolvem o controle de tráfego da região.
O CMT do Destacamento, Maj Av Olivio Martini Marangon, reuniu, no auditório da Unidade, militares do DTCEA-FI, funcionários da CCR Aeroportos, membros da Helisul e Skydive Foz, donos de aeródromos particulares, pilotos comerciais e privados, entre outros apaixonados pela aviação, os quais puderam discutir o funcionamento dos serviços, a divisão do espaço aéreo, o papel do órgãos de controle e as especificidades locais para o desenvolvimento de operações seguras.
Com a presença considerável, os assuntos, visando a segurança operacional, foram expostos e debatidos com o fito da transparência nos processos e procedimentos aplicados na TMA de Foz do Iguaçu. Para o comandante Cícero, piloto de linhas aéreas nacionais, "a comunicação é sempre importante. Pois, o conhecimento das partes e das dificuldades envolvidas promove o entendimento para viabilidade das operações".
Já para o Cap Edson, Chefe da FISO, "a aproximação com a comunidade aeronáutica melhora a segurança operacional por meio do compartilhamento de conhecimento, colaboração em treinamentos e implementação de normas eficazes". Segundo pontua o oficial, "essa interação promove uma cultura de segurança robusta, facilita a obtenção de medidas corretivas precisas e permite a identificação rápida e solução de problemas operacionais".
A promoção de discussões técnico-científicas, como esta, é bastante proveitosa. Pois, os participantes podem interagir, tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o papel de cada um no incremento da segurança operacional, a qual busca o resguardo e a proteção do espaço aéreo e seus usuários.
Créditos:
Texto: 1S BMT Diniz
Publicação: CB SAU Paulino
Revisão: SO BET Marcio Silva
Fotos: SD Jesus
Redes Sociais