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Nesta quinta-feira,  dia 06/06/24, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu promoveu o 1° Simpósio Aeronáutico e Reunião de Integração com a Comunidade Aeronáutica da Tríplice Fronteira. 
 
O evento foi aberto ao público em geral e agrupou operadores e usuários dos serviços aeronáuticos, com o objetivo de proporcionar o debate e compartilhamento dos temas que envolvem a proteção, o controle do espaço aéreo,  a segurança de voo e as regras/peculiaridades,  que envolvem o controle de tráfego da região.
 
 O CMT do Destacamento,  Maj Av Olivio Martini Marangon, reuniu, no auditório da Unidade, militares do DTCEA-FI,  funcionários da CCR Aeroportos,  membros da Helisul e Skydive Foz, donos de aeródromos particulares,  pilotos comerciais e privados, entre outros apaixonados pela aviação, os quais puderam discutir o funcionamento dos serviços, a divisão do espaço aéreo, o papel do órgãos de controle e as especificidades locais para o desenvolvimento de operações seguras.
Com a presença considerável, os assuntos,  visando a segurança operacional, foram expostos e debatidos com o fito da transparência nos processos e procedimentos aplicados na TMA de Foz do Iguaçu. Para o comandante Cícero, piloto de linhas aéreas nacionais, "a comunicação é sempre importante. Pois, o conhecimento das partes e das dificuldades envolvidas promove o entendimento para viabilidade das operações".
 Já para o Cap Edson, Chefe da FISO, "a aproximação com a comunidade aeronáutica melhora a segurança operacional por meio do compartilhamento de conhecimento, colaboração em treinamentos e implementação de normas eficazes". Segundo pontua o oficial, "essa interação promove uma cultura de segurança robusta, facilita a obtenção de medidas corretivas precisas e permite a identificação rápida e solução de problemas operacionais".
A promoção de discussões técnico-científicas, como esta, é bastante proveitosa. Pois, os participantes podem interagir,  tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o papel de cada um  no incremento da segurança operacional, a qual busca o resguardo e a proteção do espaço aéreo e seus usuários.
Créditos:
Texto: 1S BMT Diniz
Publicação:  CB SAU Paulino
Revisão: SO BET Marcio Silva
Fotos: SD Jesus
 
 
 
 

Projeto desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a PFF-008 (Melhorias nos Procedimentos de Navegação Aérea nas Bacias Petrolíferas – Áreas Oceânicas) é coordenado pelo CINDACTA II e gerenciado pelo Ten Cel Esp CTA Marcus Luiz POGIANELO. Dentre os diversos objetivos estão, o incremento da segurança operacional e a estruturação do espaço aéreo na Bacia Petrolífera de Santos, com modernas técnicas de circulação aérea, visando atender a crescente demanda Offshore e o desenvolvimento desta estratégica região econômica do pré-sal brasileiro.

A área do pré-sal é considerada uma importante reserva de petróleo, localizada na plataforma continental brasileira, que se estende desde o estado do Espírito Santo até Santa Catarina, englobando a Bacia do Espírito Santo, a Bacia de Campos e a Bacia de Santos (BPS).

As atividades de prospecção e exploração de petróleo são desenvolvidas nas unidades marítimas localizadas nas áreas oceânicas, que são suportadas por infraestruturas de apoio baseadas na área continental, em particular nos municípios de Vitória, Macaé, Campos dos Goytacazes, São Tomé, Macaé, Cabo Frio e Rio de Janeiro (Jacarepaguá). Além das bases operacionais citadas, várias unidades marítimas são equipadas com helipontos para suportar o transporte de passageiros e cargas.

A Bacia Petrolífera de Santos (BSP) abrange uma grande extensão de área de aproximadamente 350 mil quilômetros quadrados, o que impõe novos desafios operacionais e logísticos para os gestores. Atualmente, a circulação aérea nesta área do pré-sal brasileiro é realizada por helicópteros modernos e velozes, em rotas longínquas de até 200NM, prestando o transporte aéreo nesta região oceânica rumo as plataformas marítimas.

A eficiência operacional do espaço aéreo, provém de uma nova organização estrutural, da utilização da Navegação de Área (RNAV) com conceitos de Navegação Baseada em Performance (PBN), aplicados nos procedimentos point-in-space approach (PINS), chegadas, saídas e nos voos em rotas. Assim, para realizar o planejamento de novas estruturas de espaço aéreo na BPS, adequadas aos modernos aviônicos das aeronaves offshore, que possibilitem suas futuras adaptações para os conceitos PBN, foi preciso pesquisar em detalhes o cenário atual dos voos na região do pré-sal, visando identificar as possibilidades de melhorias.

Os estudos e análises dos serviços de navegação aérea da BPS identificaram, entre outras, oportunidades de proporcionar melhorias operacionais/técnicas na cobertura VHF terra/ar, na disponibilização de dados meteorológicos, na provisão da vigilância ATS, notadamente à baixa altitude e no espaço aéreo da área oceânica, onde predomina a evolução do tráfego de helicópteros, bem como uma circulação que proporcione um ordenamento seguro e rápido aos tráfegos que se destinam à área desta bacia petrolífera. Essas medidas quando implementadas eliminarão lacunas ainda existentes na BPS, as quais em diferentes proporções podem afetar a eficiência das operações dos helicópteros no espaço aéreo em questão.

Nesse sentido, o planejamento desenvolvido levou em consideração a experiência adquirida na reestruturação da Bacia Petrolífera de Campos, de modo que os serviços de navegação aérea na área do pré-sal sejam implantados de forma evolutiva, segura, e com custo/benefício equilibrado, além de manter o desempenho do sistema ATM nacional sempre à frente das demandas previstas.

Ressalta-se que o gerenciamento do projeto ficou a cargo da DO-ATM do CINDACTA II e foi adotado no planejamento da implantação de melhorias operacionais na área de Santos o processo de decisão colaborativa (CDM). Tal planejamento contou com a participação de todos os membros da comunidade interessada, como a PETROBRAS, INFRAERO, ANAC, ANP, exploradores de petróleo, empresas aéreas e pilotos.

Os benefícios esperados com a melhoria dos serviços de navegação aérea na BPS são os seguintes:

a) incremento na segurança operacional;

b) aumento na capacidade do espaço aéreo;

c) aumento da eficiência nas operações dos usuários; e

d) redução da carga de trabalho dos pilotos.

O empreendimento PFF-008, , na fase da Bacia Petrolífera de Santos, em seu cronograma de planejamento indica como prazo de finalização o ano de 2025. Todavia, visando uma melhor organização das ações e o atendimento das necessidades mais imediatas dos operadores e empresas aéreas Offshore, este projeto foi dividido em 2 fases distintas:

Fase 1: Prevista para implementação em julho de 2021. Nesta fase será criada uma nova estrutura de espaço aéreo, com procedimentos modernos e trajetórias mais eficientes, melhorando a circulação aérea nesta região do pré-sal. Nesta visão, ocorrerá a organização da circulação aérea Offshore com estruturação do espaço aéreo da Bacia Petrolífera de Santos, incluindo rotas e níveis de voos, com criação de waypoints para aumento da consciência situacional dos pilotos e maior segurança dos voos. Além disso, haverá implementação de novas frequências de coordenação FCA, publicações de cartas aeronáuticas e criação de AIC e CIRCEA, descrevendo todos os detalhes desta circulação aérea para a Bacia Petrolífera de Santos. Ainda nesta fase, houve a Simulação em Tempo Acelerado (STA), no ICEA, através do simulador Total Airspace and Airport Modeler (TAAM), de toda essa nova circulação aérea offshore proposta, fins de testar possibilidades e retirar subjetividades através dos dados fornecidos automaticamente pelo sistema.

Fase 2: Prevista para julho de 2023, onde será implantado o novo Sistema de Comunicações e de Vigilância ADS-B para esta área do pré-sal brasileiro. Estas instalações com tecnologias modernas propiciarão a prestação do serviço de controle de tráfego aéreo (ATC), o qual será executado pelo Controle Macaé (APP-ME). Para o ano de 2024, como complementações, serão implantadas as Estações Meteorológicas de Superfícies Automáticas (EMS-A), as quais possibilitarão a execução de procedimentos point-in-space approach  (PinS), para atendimento a essa demanda especial de aviação Offshore das plataformas marítimas.

A implementação destes planejamentos com novas tecnologias e estruturas de espaço aéreo com rotas RNAV para a Bacia petrolífera de Santos (BPS) na região do pré-sal brasileiro, visa melhorias imediatas para os usuários, além de seguir as diretrizes do DECEA e atender os objetivos estratégicos da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

 

O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) participou, entre os dias 10 e 13 de dezembro, da 6ª edição dos Jogos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). A competição, que a cada ano ocorre em uma região diferente do País, foi coordenada, em 2018, pela 5ª Divisão de Exército e teve como sede o 20º Batalhão de Infantaria Blindado, em Curitiba.

 

 


Dentre as 488 crianças que participaram do evento, 371 realizam as atividades do Programa em unidades do Exército Brasileiro no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e 117 são apoiadas pelo PROFESP do CINDACTA II, coordenado pelo CP R/1 MUS Áureo dos Santos Marcondes.

 

 

Após três dias de competições, os jovens atletas do CINDACTA II, dividos em categorias "A" - de 9 a 11 anos - e "B" - de 12 a 14 anos -, conquistaram sete (7) primeiros lugares dentre as provas individuais e coletivas. As modalidades disputadas foram cabo-de-guerra, futset, futebol de salão, corrida de orientação e atletismo (revezamento 4 x 100m, 2 x 500m, 80m livres, salto em distância e lançamento de pelota).

A cerimônia de premiação ocorreu na última quinta-feira (13) e contou com a participação do Ten Cel Int Marco Haroldo Akio Odam, Chefe do Grupamento de Apoio de Curitiba (GAP-CT), que realizou a entrega das medalhas e troféus aos competidores, além do Ten Cel R/1 Eduardo Temporin, do CINDACTA II.

 
 

 
Segundo o Cap Marcondes, "os Jogos do Programa Forças no Esporte constituem um momento muito importante para a construção dessas crianças e jovens. Mais que um acolhimento, foi um momento de pregar o respeito, a disciplina e mostrar a eles o quão importantes eles são para o Brasil, para Deus e para a Pátria. Eles se sentem bastante motivados. Nós saímos da competição e eles já perguntaram quando e onde seriam as próximas competições. Eles nunca mais serão os mesmos!".

 


 

Questionado sobre a importância dos Jogos na formação dos jovens, o Coordenador  do PROFESP no CINDACTA II afirmou: "Quando a gente faz um congraçamento esportivo, uma competição que envolva vários núcleos do PROFESP, nós damos a oportunidade para que eles ampliem seu conhecimento e suas potencialidades são colocadas à prova. Eles também aprendem a compartilhar da humildade de aceitar a derrota, de saber que a vida não se faz somente de vitórias.  Isso traz mudanças para a vida familiar, escolar e para a comunidade onde eles estão inseridos. Essas competições permitem também que eles ampliem seus horizontes e conheçam outros lugares, pois muitos vêm de outros estados e nunca tinham viajado. "

 

 

A próxima edição dos Jogos do Programa Forças no Esporte ocorrerá, em 2019, na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

 

 

Programa Forças no Esporte – PROFESP

 

O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário. O quantitativo atual é cerca de 25.000 jovens assistidos pelo Programa.

É uma ação voluntária dos Comandantes das Organizações Militares para a inclusão de crianças carentes, que tem por objetivo dar oportunidade de acesso ao esporte e ao lazer, além de propiciar atividades culturais e educacionais, promovendo os valores da ética, da disciplina e da cidadania.

No CINDACTA II, o Programa teve início em 2015 com a participação de 100 crianças e hoje atende a 500 beneficiários da rede pública de ensino nos turnos matutino e vespertino.

 

 

Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 3S BMT Julliana Gomes
Revisão: 2S SAI Lutcha
Fotos: Arquivo PROFESP e Exército Brasileiro

O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) recebeu, na última terça-feira (11), a visita do Tenente-Brigadeiro do Ar FRANCISCO JOSELI PARENTE CAMELO, Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), e do Brigadeiro do Ar JOSÉ VAGNER VITAL, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação dos Sistemas Espaciais (CCISE).

 

 

 

Os Oficiais Generais, acompanhados pela Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), visitaram as instalações do CINDACTA II e do Segundo Centro Operacional Integrado (COI II), acompanhados pelo Comandante do CINDACTA II, Cel Av MARCOS KENTARO ADACHI.

 

 


 

 

O Ministro do STM, Ten Brig Joseli, esteve em Curitiba por ocasião do III Simpósio de Direito Penal Militar, que ocorreu no Auditório da OAB-PR nos dias 11 e 12 de setembro, e ministrou a palestra de abertura do evento, com o tema: “A valorização da Justiça Militar da União”.

 

 

 

 

 
Passados mais de 30 anos desde a primeira visita, foi extremamente gratificante retornar as instalações do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, localizado em Curitiba – PR. Nesta oportunidade, pude novamente visitar as dependências do CINDACTA II e fiquei extremamente impressionado com a grande evolução tecnológica ocorrida nesses últimos anos, principalmente porque parte de todos esses produtos e sistemas foram desenvolvidos no Brasil, o que comprova, ainda mais, a capacidade de nossa indústria nacional e o potencial do nosso povo. Ao encontrar homens e mulheres, abnegados profissionais comprometidos com suas atribuições, reafirmo a minha plena convicção no cumprimento da missão atribuída ao CINDACTA II”, afirmou o Ten Brig Joseli.

 

  

Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 3S BMT Julliana Gomes
Revisão: Maj QOEMET Uemura
Fotos: Maj QOEMET Uemura e S2 Guimarães

Aconteceu, na última quinta-feira (07/02), no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), a Cerimônia alusiva à conclusão do Curso de Formação de Cabos (CFC) e do Curso de Especialização de Soldados (CESD) 2018.

A solenidade, presidida pelo Sr. Comandante Interino Eventual do CINDACTA II, Ten Cel Esp Met IVANILDO Fernandes de Medeiros, contou ainda com a presença do Sr. Chefe do Grupamento de Apoio de Curitiba (GAP-CT), Ten Cel Int NELSON Barreto Costa; do Sr. Prefeito de Aeronáutica de Curitiba, Ten Cel Int Frederico de Souza AMARAL; e do Sr. Comandante do Esquadrão de Saúde de Curitiba (ES-CT), Ten Cel Dent WALLACE José Gaspar, que compuseram a Mesa de Honra.

Durante a Cerimônia, o primeiro colocado do CFC, CB SGS Paulo Henrique TOMIAK, e do CESD, S1 SGS Lucas GUIMARÃES Batista, tomaram posição de destaque no auditório e receberam um Certificado pela distinção conquistada. Na sequência, o orador de cada turma realizou a leitura do discurso de agradecimento, coroado com a entrega dos Certificados de Conclusão aos Formandos.

 

"Uma das diversas doutrinas adotadas pelos SEALs, o famoso grupo da Marinha Norte-Americana é a de que 'se algo merece ser feito, deve ser bem feito', e, hoje, dia da nossa formatura, está claro que esse foi o espírito do CFC Sabre 2018", afirmou, em seu discurso, o CB SGS Vinícius de Paula SOUZA, orador do CFC 2018. "Eu gosto de pensar que no futuro tudo se vai, restando-nos apenas memórias e recordações e lá, no futuro, existirão apenas dois tipos de pessoas: as que contarão suas histórias e as que contarão as histórias de outras pessoas. Sendo assim, fiquem tranquilos, novos Cabos da Força Aérea Brasileira, e contem, com orgulho e satisfação, a nossa história!", completou, dirigindo-se aos companheiros de turma.

 

"Estamos aqui, hoje, nos formando, depois de uma jornada nesta caserna iniciada há 4 anos. Juntos compartilhamos em nossas vidas a superação de limites físicos e psicológicos, descobrimos o valor da amizade e do companheirismo, estudamos e aprendemos. Agradeço o apoio e a dedicação de nossos tutores e, em especial, do nosso coordenador, Cap Inf João Gabriel PICCOLI e Souza, e também parabenizo nossos irmãos de farda que hoje se formam Cabos", afirmou o S1 SAD Vinícius MULLER Ribeiro de Faria, orador do CESD 2018.

O CFC e o CESD tiveram início no dia 7 de janeiro de 2019 e contaram com instruções militares, além das matérias que compõem o currículo de cada área de formação. Ao todo, 39 militares concluíram a formação nas especialidades de Guarda e Segurança (SGS), Saúde (SAU), Administração (SAD) e Logística e Manutenção (BLM).

 

 Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 3S BMT Julliana Gomes
Revisão: Maj QOECOM Andrade
Fotos: CB Feliciano e S1 Dankan

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