Mestres e Doutores formados pela Universidade da Força Aérea em 2025 (CAPES)
A Universidade da Força Aérea (UNIFA) diplomou nesta segunda-feira (24/03) 19 alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, sendo 10 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) e 09 do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano e Operacional (PPGDHO).
A cerimônia foi presidida, de modo virtual, pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero e contou com a presença do Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira; o Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Brigadeiro do Ar Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida; Brigadeiro Intendente Pedro Arthur Linhares Lima; Vice-Reitor da UNIFA, Coronel Aviador Waldomiro Alves Fagundes e o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFA, Professor Doutor Eduardo Sol Oliveira da Silva.
O orador da turma, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, agradeceu aos coordenadores e docentes dos Programas e destacou a importância dos temas desenvolvidos pelos alunos: “Nossas pesquisas abordaram temas cruciais, como o impacto da tecnologia hipersônica na dissuasão estratégica, o papel do KC-390 no poder aeroespacial brasileiro, a interoperabilidade nas operações conjuntas, a participação da FAB em missões de paz, a segurança cibernética, o marco regulatório das atividades espaciais e os desafios do Brasil no combate às redes ilícitas transnacionais e no setor aeroespacial. Cada estudo aqui desenvolvido contribui diretamente para a construção de um país mais seguro, tecnologicamente avançado e estrategicamente preparado”, ressaltou.
O Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro Max destacou o orgulho e a satisfação em celebrar a conclusão de uma etapa fundamental na trajetória acadêmica e profissional dos mestres e doutores que se formam pelo PPGCA e pelo PPGDHO. Realçou que a solenidade representa não apenas o êxito individual de cada um dos alunos, mas também um marco significativo para a Universidade da Força Aérea e para a Força Aérea Brasileira: “Hoje, ao receberem seus títulos de mestres e doutores, vocês comprovam que todo esse esforço valeu a pena. Mais do que um diploma, vocês conquistam o reconhecimento como especialistas e cientistas, prontos para contribuir de maneira significativa para o avanço da ciência aeroespacial e do desempenho humano em operações críticas. Sejam referências em suas áreas de atuação, incentivem a pesquisa e a inovação, e, acima de tudo, mantenham o compromisso com os valores que sempre nortearam esta Universidade: disciplina, ética, dedicação e excelência”, finaliza o Oficial-General.
Esta é a primeira diplomação de doutores após o reconhecimento do Programa de Pós-Graduação da Universidade da Força Aérea pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A UNIFA vem se destacando nacionalmente e internacionalmente com seus Programas de Pós-graduação. As teses de doutorado abordaram os seguintes temas: O KC-390 no Poder Aeroespacial: Contributo para a dissuasão na América do Sul, do Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira; Fatores casuais para a criação de Comandos Operacionais Conjuntos: estudo comparativo por meio de interoperabilidade nas operações conjuntas, do Major Aviador Rodrigo Albuquerque Pereira; e O marco regulatório das atividades espaciais da Força Aérea Brasileira, do Capitão do Quadro de Apoio Webert Leandro Barreti da Silva. Todos são reconhecidos pela CAPES e suas respectivas pesquisas alinhadas com temas fundamentais para a Força Aérea.
Redes Sociais