EM ANDAMENTO:
O Pró-Defesa V visa estabelecer uma cooperação entre instituições civis e militares, incentivando a implementação de projetos de ensino e pesquisa científica e tecnológica voltados para a Defesa Nacional. O Edital Nº 36/2023 é o quinto lançado desde o início da parceria, em 2005, demonstrando o compromisso contínuo em promover a excelência acadêmica nessa área estratégica.
O resultado final foi divulgado pela CAPES em 22 de julho de 2024. Os pesquisadores da UNIFA obtiveram participação nos seguintes projetos:
“Inteligência Artificial e Tecnologias Quânticas (IATQ): Construindo e integrando agendas e redes de pesquisa em tecnologias disruptivas visando aprimorar e ampliar a Segurança e a Defesa Nacional”
Instituições: IME, UNIFA, ITA, UFF, ECEME, EGN, ESAO, UDP, PUC RJ, PUC SP, UFAM, UFMG, UFPA, UFRJ, UFPB, UFSCAR, UNB e UNICAMP.
Docentes: Prof. Dr. Pedro Arthur Linhares Lima, Prof. Dr. Gills Vilar Lopes e Prof. Luciano Vaz Ferreira
Discente: Nikoly Candido Silva
“Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras sul-americanas: perspectivas para a construção de um modelo de segurança integrada focada na cooperação interagências e internacional”
Instituições: ECEME, UNIFA, ESD, UNIOESTE, UFRR, UFMS, UEMS, UFPB, UCM-Espanha, Kings College London-UK, ESPE – Equador - e GSI.
Docentes: Prof. Dr. Carlos Alberto Leite da Silva e Prof. Dr. Peterson Ferreira da Silva
“Políticas Públicas, Indústria, Dualidade e Defesa Nacional: Desenvolvimento da Base Industrial de Defesa”
Instituições: FGV/RJ, UNIFA, ECEME, UFF, UFMS, ESD e Universidade Nacional da Colômbia.
Docentes: Prof. Dr. Newton Hirata e Prof. Dr. André da Costa Gonçalves
Discente: Carlos Eduardo Lisboa Cavalcanti Gago
“Defesa, Tecnologia e Estudos do Futuro”
Instituições: UNESP, UNIFA, UNICAMP e UFG.
Docentes: Profa. Dra. Patrícia de Oliveira Matos, Profa. Dra. Claudia Maria Sousa Antunes e Prof. Dr. Wanderley dos Reis Nascimento Júnior
ANTERIORES:
O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa) é uma iniciativa conjunta do Ministério da Defesa e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, coordenado, no âmbito do MD, pela Divisão de Cooperação do Departamento de Ensino.
O programa estimula, por meio de financiamento, a criação de redes de cooperação acadêmicas entre IES públicas e particulares, institutos militares e centros de estudos estratégicos.
O Pró-Defesa tem por objetivo principal estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes IES e/ou outras instituições, possibilitando a produção de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos pós-graduados em Defesa Nacional, contribuindo, assim, para desenvolver e consolidar o pensamento brasileiro na área.
O PROCAD-DEFESA é resultado de uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES com o Ministério da Defesa (MD), com o objetivo de promover a cooperação entre instituições civis e militares, tanto de ensino superior e pesquisa quanto institutos de ciência e tecnologia. Tem como objetivo desenvolver projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados nas áreas de ajuda humanitária, estudos estratégicos, gestão e tecnologia, desempenho humano operacional e outras de importância estratégica para a Defesa Nacional.
Redes Sociais