Área de Concentração:
Poder Aeroespacial e Pensamento Político-Estratégico Contemporâneo
A Área de Concentração visa ao desenvolvimento de estudos inseridos na Grande Área da Ciência Política e das Relações Internacionais, os quais permitam analisar, interpretar e compreender os fatores internos (domésticos) e externos, capazes de influenciar o preparo e emprego do Poder Aeroespacial brasileiro. Considera-se que a área de concentração envolverá estudos entre as Ciências Aeroespaciais e os assuntos relacionados à teoria política contemporânea, estudos estratégicos, estudos de poder local, políticas públicas e políticas de cooperação internacional, entre outros, tanto em situações de paz como naquelas em que houver conflitos armados.
Linhas de Pesquisa:
I - Poder Aeroespacial Brasileiro, Segurança e Defesa: Estuda-se o papel do Poder Aeroespacial no atendimento às demandas formuladas pela política de Estado brasileira. Fomentam-se estudos que permitam analisar, interpretar e compreender de que maneira fatores como as políticas públicas influenciam no emprego do Poder Aeroespacial, como instrumento de projeção do Poder Nacional, nas vertentes da Segurança e da Defesa. Visa a otimização de processos e o subsídio a planejamentos que digam respeito ao preparo e emprego do Poder Aeroespacial.
II - Relação entre Estados, Pensamento Estratégico Contemporâneo e Poder Aeroespacial: Estudo da relação entre os Estados, que pode gerar necessidades de cooperação e colaboração entre o Brasil e demais países, em tempos de paz. E que, em caso de conflito armado, afetam o emprego do Poder Aeroespacial. Parte-se da premissa de que políticas originárias de outros países e a atuação de atores não estatais são capazes de influenciar a condução dos assuntos relacionados ao Poder Aeroespacial. Sendo este um instrumento de poder e de política do Estado, torna-se um fator destacado na garantia da soberania de nossa nação e da sociedade brasileira como um todo. Além disso, devido às suas múltiplas dimensões, o Poder Aeroespacial tem impacto em setores primordiais para o desenvolvimento econômico do país, como aqueles relacionados, por exemplo, à Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento.
Redes Sociais