Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Autoavaliação
Início do conteúdo da página

O PPGCA se submete a duas avaliações periódicas, a interna e a externa, que, por sua vez, subsidiam sua autoavaliação, em consonância com o Planejamento Estratégico do Programa.

 

AVALIAÇÃO EXTERNA:

É realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), por meio da sua tradicional Avaliação Quadrienal, cujas principais dimensões, de acordo com a Fciha de Avaliação da Área 39 (CP&RI), são: 

  1. Programa;
  2. Formação; e
  3. Impacto na sociedade.

 

AVALIAÇÃO INTERNA:

Esse processo anual envolve a realização de diversas etapas de coleta de dados, por meio da aplicação de diferentes tipos de fichas de avaliação, aplicadas a segmentos envolvidos com o PPGCA - tais como docentes, discentes, egressos, equipe técnica e coordenadores -, em momentos distintos. Ademais, há o levantamento de informações junto aos setores internos, o tratamento e a organização dessas informações e a análise e discussão dos resultados.

Consoante o Manual de Avaliação Institucional do Ensino da Aeronáutica (MCA 37-247), confeccionado pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), as dimensões avaliadas são as seguintes:

  1. Corpo Docente;
  2. Corpo Discente;
  3. Organização Didático-Pedagógica;
  4. Infraestrutura e Apoio;
  5. Pós-Curso (Egressos) e
  6. Organização Institucional.

O Coordenador, o Vice-Coordenador e a Equipe Técnico-Pedagógica do PPGCA integram a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UNIFA).

Fim do conteúdo da página