Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Produção Acadêmica
Início do conteúdo da página

Abaixo, estão alguns trabalhos de discentes, docentes e egressos do PPGCA que se consumaram em publicações:

imagem1

ROSA, Carlos Eduardo Valle. Poder Aéreo: guia de estudos. Rio de Janeiro: Luzes, 2014.

O Guia analisa as definições de teoria, doutrina, poder aéreo e guerra aérea; apresenta sínteses biográficas e as principais ideias desenvolvidas por teóricos de várias tendências, gerações e nacionalidades, inclusive do Brasil, além de conceituar e exemplificar os princípios de guerra aplicados à guerra aérea e, da mesma forma, as características do Poder Aéreo. Também discute as principais funções desse poder à luz das doutrinas de diversas forças aéreas e de exemplos históricos.

imagem2

PHILIPPINI, Ana Claudia Moreira Miguel. Poder aéreo nas operações de paz: regras de direito internacional. Curitiba: Prisma, 2017.

O presente livro propõe-se a apresentar as regras de direito internacional aplicáveis à aviação militar quando esta é utilizada em operações de paz, tendo em vista que o papel dos organismos internacionais, sobretudo da Organização das Nações Unidas, tem sido cada vez mais vital para a manutenção da paz mundial, bem como o uso do poder aéreo em operações de paz, da logística ao combate, deixou, há tempos, de ter um papel meramente auxiliar.

imagem3

imagem4

FURTADO, Érika Rigotti. O tribunal penal internacional e o poder aéreo brasileiro: os limites entre a soberania nacional e o direito internacional. Curitiba: Prisma, 2017.

A proposta do livro foi investigar de que maneira deverá se comportar o Estado brasileiro perante o embate entre a necessidade de salvaguardar a soberania nacional, por meio do emprego do poder aéreo, e os Direitos Humanos vigentes na ordem internacional, na figura do Tribunal Penal Internacional.

________________________________________

RICCO, Maria Filomena Fontes (org.). Culture and Defence in Brazil: an inside look at Brazil’s Aerospace Strategies. Oxon: Routledge, 2017.

Este livro tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão da nação brasileira, seus dilemas de segurança e como o país procura desenvolver seu processo de treinamento de defesa e melhorar sua educação militar profissional. Organizados em duas partes, os capítulos oferecem diálogos acadêmicos sobre vários aspectos deste tema, incluindo políticas públicas e leis, operações conjuntas, fatores humanos e intercâmbios governamentais com a indústria.

Anais do II Seminário de Segurança e Defesa Cibernética da UNIFA (2020).

 

Revista da UNIFA

A Revista da UNIFA foi uma das grandes conquistas da Universidade. Autorizada pela PRT N° 700/GM3, de 12 de setembro de 1985, foi concebida como veículo de divulgação dos trabalhos dos alunos dos cursos de pós-formação dos oficiais da Força Aérea Brasileira. Atualmente, o escopo da publicação diz respeito aos estudos do Poder Aeroespacial, que tem por elementos constitutivos a Força Aérea, a Aviação Civil, a Infraestrutura Aeroespacial, e demais áreas temáticas de interesse do Comando da Aeronáutica que venham a substanciar os referidos estudos. Dado o alto grau de complexidade desses elementos, são agregados outros campos do conhecimento em uma visão multidisciplinar.

Em 2004, foi criada, pela Portaria UNIFA n. 3, de 23 de junho de 2004, a Editora da Universidade da Força Aérea (EDUNIFA), que publicou algumas obras sobre Poder Aeroespacial.

Fim do conteúdo da página