Com a participação de pesquisadores relacionados ao núcleo de discussão Logística, o Grupo de Pesquisas Questões Humanitárias e Poder Aeroespacial da UNIFA (GPHUMAER), realizou na tarde do dia 13 de junho, um colóquio tratando sobre Logística Humanitária.
Trata-se se uma atividade de incentivo à produtividade de pesquisas e a possibilidade de interação científica com entidades de destaque na área de estudo, previsto como quesito de “Impacto” dentro da avaliação QUALIS da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A participação de pesquisadores e a troca de experiências são fundamentais para o aprimoramento da UNIFA como Instituição de Ensino Superior (IES), pela valorização pelos seus pares de excelência acadêmica.
A atividade congregou pesquisadores e convidados para uma discussão sobre o estudo de conceitos e teorias envolvendo a atuação em Logística Humanitária do Comando da Aeronáutica, em conjugação com outras instituições brasileiras, na Operação Taquari 2, no Rio Grande do Sul.
O Cel Int Fábio Ayres Cardoso, Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), e a 1o Ten Int Natasha da Silva Torres, Mestranda do PPGCA UNIFA, apresentaram pesquisas sobre Multimodalidade e Liderança Logística.
Foram apresentados dados de pesquisas realizadas no tocante a uma análise algébrica dos multimodais envolvidos em operações similares, destacando-se a relevância das demandas relativas a estocagem, transferência de modais e tempo de resposta. Além disso foram discutidas as interações provenientes da participação dos atores envolvidos institucionalmente, bem como apresentado um quadro comparativo dos atendimentos entre a operação Taquari I e Taquari II.
Os trabalhos foram moderados pelo Prof Doutor Eduardo Sol Oliveira da Silva, Coordenador do PPGCA UNIFA, programa que fomenta uma linha de pesquisa sobre estudos que permitem analisar como políticas públicas influenciam no emprego do Poder Aeroespacial, como instrumento de projeção do Poder Nacional, nas vertentes da Segurança e da Defesa.
Participaram pesquisadores de instituições relacionadas a área de pesquisa de Logística do EMAER, COMPREP, SEFA, DIRAD, GALC, DIRAD, CTCEA, ESD, USP, UNESP, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, além de 2 (dois) pesquisadores internacionais da Junta Interamericana de Defesa e Universidade São Tomé de Moçambique, instrutores da ECEMAR e EAOAR, pesquisadores do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/UNIFA) e convidados.
Essa atividade converge para a visão da UNIFA de “ser reconhecida nacional e internacionalmente como Universidade de referência na produção e difusão de conhecimentos relacionados ao campo de Defesa Nacional, com ênfase no Poder Aeroespacial.”
Redes Sociais