Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Doutorando da UNIFA (PPGCA) participa como instrutor do 1º Curso de Preparo Hospitalar da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ).
Início do conteúdo da página

  O mestre e doutorando da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Capitão Médico Moisés Bonifácio das Neves, discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), foi um dos instrutores do 1º Curso de Preparo Hospitalar da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ), para o Grupo dos Países da América Latina e Caribe (GRULAC), realizado em abril de 2023, na cidade de Madri, Espanha.

 

1

 

  O curso foi desenvolvido sob supervisão da OPAQ, agência da ONU, e foi coordenado pela Autoridade Nacional da Defesa do Reino da Espanha. Teve como objetivo o preparo hospitalar visando fortalecer a capacitação dos hospitais e instituições médicas dos Estados Partes, passíveis de acionamento após ataques ou incidentes envolvendo agentes de guerra química ou produtos químicos industriais tóxicos.

 O doutorando da UNIFA ressaltou a parceria estratégica entre o Brasil e a Espanha, particularmente, o Acordo de Cooperação no Âmbito da Defesa. Em especial na área de trabalho e pesquisa do aluno: “a abordagem e a gestão de vítimas quimicamente contaminadas, em âmbito intrahospitalar, são temas cruciais na defesa química, e necessitam de maior destaque nas cooperações internacionais” afirmou o Capitão Moisés, que participou a convite da OPAQ.

 

2 3

 

  Esse foi o primeiro curso da OPAQ de capacitação hospitalar internacional de Proteção Contra Armas Químicas realizado na Espanha. A atividade fez parte do ciclo de capacitação de respondedores em nível hospitalar a emergências químicas no âmbito do GRULAC. Além do Brasil e do país-sede, também participaram da capacitação representantes da Argentina, Costa Rica, Chile, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Uruguai.

 

4

Fim do conteúdo da página