Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Doutorando da UNIFA, discente do PPGCA, publica livro sobre Cultura Justa.
Início do conteúdo da página

livro

 

 O doutorando da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Tenente-Coronel Aviador Edson Atallah Monreal, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), teve o livro “Just Culture: fostering Aviation Security and Aeroespace Power” publicado pela Dialética Editora. A publicação é resultante de sua dissertação de mestrado e analisa como o Gerenciamento de Riscos prioriza as ações de Segurança da Aviação (AVSEC) contra atos de interferência ilícita e propõe mecanismos para fortalecer a ferramenta de relatórios de riscos. Os resultados indicam que o fomento à Cultura Justa melhorou a identificação de riscos e trouxe vantagens para a alta administração, colaboradores e à sociedade em geral.

 A materialização dos estudos acadêmicos é a evidência do alcance dos objetivos do Programa, que visam capacitar pessoal em áreas de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER) e fomentar pesquisas, demandadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), que contribuam para a solução de problemas complexos e questões político-estratégicas relacionadas ao Poder Aeroespacial, com foco na Segurança e na Defesa Nacional.

 Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFA, Coronel Intendente R/1 Carlos Alberto Leite da Silva, “A qualidade do trabalho apresentado mostra a consistência da linha de pesquisa sobre Poder Aeroespacial, desenvolvida pelo PPGCA/UNIFA, e consolida um espaço próprio e relevante na produção acadêmica sobre o tema”, ressalta.

 O discente da Universidade da Força Aérea (UNIFA), que atualmente serve na Sexta Subchefia (6SC2), do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília-BSB, foi orientado pelo Professor Doutor Gills Vilar Lopes, quem escreveu a apresentação do livro.

 Destaca-se o prefácio do Sidney Dekker, principal referência mundial em Cultura Justa.

Fonte: UNIFA, por Tenente-Coronel Monreal e Tenente Eliana.

Fim do conteúdo da página