Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Uncategorised > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

1. Gostaria de saber como funciona o Processo Seletivo ?

Resposta: Conforme item 2.1.1 “As vagas para alunos regulares do PPGCA, nível doutorado ou mestrado, modalidade profissional, são oferecidas para Oficiais das Forças Armadas e Auxiliares e civis portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento que atendam aos requisitos da UNIFA e cujos projetos de pesquisa sejam do interesse do Comando da Aeronáutica.” O edital completo pode ser acessado na página: www2.fab.mil.br/unifa/ppgca
Na aba "Processo Seletivo Aluno Regular Turma 2021".

Obs.: Recomendamos a leitura completa do edital.

2. No caso de aprovação, qual seria a cidade de realização do curso?

Resposta: O curso é realizado no Rio de Janeiro, na Universidade da Força Aérea.

3. É obrigatório apresentar o diploma ou pode ser apresentado no final do Processo Seletivo já que a Turma é para 2021?

Resposta: Conforme edital, os documentos serão analisados pela comissão avaliadora no período entre 20 de julho a 23 de agosto de 2020.
Para a aprovação de sua inscrição será necessária a apresentação do diploma ou de certidão de conclusão de curso no ato da inscrição.

4. É possível ter acesso a um exemplo de Projeto de Pesquisa realizado, para que possa ser analisado o modus operandi (escrita, etc). No edital verifiquei que existe uma explicação, porém um modelo já pronto esclareceria melhor.

Resposta: Um exemplo de Projeto Preliminar de Pesquisa pode ser consultado na página do PPGCA (www2.fab.mil.br/unifa/ppgca), na aba "Processo Seletivo Aluno Regular Turma 2021", no item “Modelo de Projeto Preliminar.

5. As disciplinas serão ministradas em dias de semana? Qual seria a frequência?

Resposta: As disciplinas ocorrem de segunda a sexta-feira em formato modular. Os módulos são presenciais e divididos ao longo do ano, e seus períodos (estadias de uma ou duas semanas) podem ser verificados no calendário disponível na página do Programa, aba referente às Disciplinas.
Obs.: A Universidade da Força Aérea conta com infraestrutura de hotel e locais de refeições.
Os custos de translado, estadia e alimentação são por conta do aluno.

6. O concurso está direcionado apenas a militares e civis ex-militares, ou também se destina a civis não militares?

Resposta: Conforme item 2.1.1 “As vagas para alunos regulares do PPGCA, nível doutorado ou mestrado, modalidade profissional, são oferecidas para Oficiais das Forças Armadas e Auxiliares e civis portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento que atendam aos requisitos da UNIFA e cujos projetos de pesquisa sejam do interesse do Comando da Aeronáutica.”

O civil pode ter sido militar ou não, desde que esteja em dia com suas obrigações militares, conforme Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, de acordo com a letra “f” do Art. 66 e letra “d” do Art. 74 e suas obrigações eleitorais, conforme item VII do §1º do Art. 7º.

7. Qual a necessidade da CARTA DE ANUÊNCIA?

Resposta: A carta de anuência é para civis e militares que pertençam ao efetivo de órgão público e por esta razão precisam ter anuência do Comandante, Chefe ou Diretor para participação do processo seletivo e matrícula no curso em caso de aprovação.

8. O curso de Mestrado em Ciências Aeroespaciais, caso seja selecionado, possui algum programa de bolsa de estudos ?

Resposta: Serão oferecidas para alunos civis, sem vinculo institucional, até cinco bolsas de pesquisa, nível mestrado, conforme regras dos editais da CAPES, para exercer os estudos no Campus da UNIFA, em regime de dedicação exclusiva.

1 . Até três (3) bolsas cujos alunos ficarão vinculados ao Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional - Pró-Defesa IV, nos seguintes projetos: 

"A agenda Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (QBRN) do Brasil: óbices e potencialidades para a construção de uma política nacional interagências" (02 bolsas)

TEMAS: Política de integração interagências para atendimento a acidentes, incidentes ou ataques QBRN; Biossegurança ou Bioproteção voltados ao Poder Aeroespacial; Preparo e Emprego do Poder Aeroespacial em ações de Defesa QBRN.

"Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa: Cibernética e Defesa Nacional" (01 bolsa)

TEMAS: Defesa Cibernética Internacional Comparada; Políticas Públicas para a Segurança e Defesa Cibernética; e Ciberespaço e Indústria de Defesa.

2. Até duas (2) bolsas cujos alunos ficarão vinculados ao Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional - PROCAD-DEFESA, nos seguintes projetos:

"Incorporação de tecnologia aeroespacial para a Defesa: impactos organizacionais, doutrinários e na autonomia estratégica." (01 bolsa)

TEMAS: Tecnologias inovadoras na Defesa e Autonomia Estratégica; Estudos de Defesa e Segurança Internacional; Impactos da Ciência e Tecnologia nas Forças Armadas; e, Economia e Indústria de Defesa.

"Gestão e Governança em Biossegurança" (01 bolsa)

TEMAS: Biossegurança ou Bioproteção voltados ao Poder Aeroespacial; Preparo e Emprego do Poder Aeroespacial em ações de Defesa Biológica, ações de capacitação e preparação para acidentes, incidentes ou eventos de contenção biológico.

9.O curso de Doutorado em Ciências Aeroespaciais, caso seja selecionado, possui algum estágio ?

Resposta: Poderão ser oferecidas para os alunos regulares de "Doutorado", civis ou militares, a possibilidade de realizar estágios no exterior a partir do terceiro ano de curso. As despesas de passagens e estadia poderão ser custeadas pelo Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa ou CAPES/MEC, CNPq. O acordo para este tipo de fomento ainda está em andamento.

10. O curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Aeroespaciais da UNIFA é pago ou gratuito?

Resposta: O curso, tanto de Mestrado quanto de Doutorado, é oferecido de forma gratuita, contudo, conforme item 7.4 do edital, a UNIFA não se responsabiliza por custos financeiros, decorrentes de deslocamentos aéreo e terrestre, hospedagem, alimentação, entre outros, necessários, tanto à participação no Exame de Seleção, quanto à futura realização do Curso.

Fim do conteúdo da página