Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > GRUPO DE IDOSOS E PCD VISITAM O MUSAL
Início do conteúdo da página

Na última sexta-feira, dia 29 de outubro de 2021, o Museu Aeroespacial recebeu a visita de um grupo de idosos e pessoas com deficiência. Nesta oportunidade, aproveitou-se para uma auto-avaliação de algumas das reformas e adequações estruturais, realizadas durante a paralisação temporária de suas atividades por conta da pandemia de COVID-19 (Sars-Cov-2), a fim de identificar e buscar a melhor acessibilidade para seus visitantes.

Os senescentes puderam percorrer todas as instalações e verificar as melhorias implementadas pelo museu com o objetivo de garantir a necessária e importante inserção social, desenvolvimento de uma vida saudável e de uma sociedade inclusiva.

Os Senhores Manoel dos Santos Lima (75 anos), com visão monocular, e Ramildo de Bezerra de Paiva (89 anos), com 40% de perda auditiva, razoável capacidade locomotiva e baixa acuidade visual, tiveram suas necessidades específicas contempladas como, por exemplo, a questão da audição, uma vez que o mediador responsável pela visita utilizou um amplificador de voz.

Outrossim foi objeto do teste, a possibilidade de utilização de um carro elétrico para melhorar a mobilidade de pessoas com grande dificuldade de locomoção. Assim, os testes checaram as condições de circulação com cadeira de rodas pelos corredores, pisos adequados, rampas, elevadores, banheiros adaptados e sinalização universal.

Nos últimos anos, o país atravessa grandes mudanças no campo econômico e social, buscando superar os desafios inerentes ao envelhecimento populacional e a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais. A acessibilidade está estreitamente relacionada ao exercício da cidadania, a qual, para contemplar adequadamente a pluralidade e a diversidade dos modos de ser e de estar no mundo, as quais caracterizam o conjunto de cidadãos, implica na adoção de uma visão ampliada do conceito de acessibilidade.

Neste viés, atendendo o previsto na Lei Federal 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e na Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinadas a regular os interesses e garantias, respectivamente, das pessoas idosas e das pessoas com deficiência, o Museu Aeroespacial vem estudando e implementando diversos níveis e/ou possibilidades de acesso para seus visitantes, entre as quais se destacam: acesso físico, sensorial, cognitivo e informacional, além de acessibilidade econômica e social.

Fim do conteúdo da página