Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > DIA DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE E DO CORREIO AÉREO NACIONAL
Início do conteúdo da página

Tudo começou com duas cartas, duas cartas somente...

 Hoje, comemoramos o nonagésimo aniversário do Correio Aéreo Nacional e do Dia da Aviação de Transporte.

 Nessa paisagem do lendário Campo dos Afonsos, podemos ainda sentir as vibrações que motivaram o idealismo dos nossos pioneiros, simbolizados nas ilustres figuras dos seus primeiros integrantes: Nelson Freire Lavanére-Wanderlei, Casemiro Montenegro Filho, Lemos Cunha, Eduardo Gomes e tantos outros que, com abnegação doaram o melhor de suas vidas à Força Aérea Brasileira.

 O modesto início daquelas duas cartas traziam implícito o objetivo grandioso de manter unida a nossa Pátria, o que foi buscado, ao longo dos tempos, pelo Correio Aéreo Nacional.

Podemos encontrar no serviço postal aéreo militar as raízes da aviação de transporte, que fez do CAN o seu braço forte.

Após a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, houve a fusão do Correio Aéreo Militar com o Correio Aéreo Naval, dando origem a uma das mais belas histórias da aviação brasileira.

 Em 1951, o Correio Aéreo Nacional já havia atingido tal volume e complexidade de operações que se fez necessário estruturá-lo dentro de uma nova organização, capaz de dirigir adequadamente tão importante serviço.

 Dessa forma, a direção, coordenação e desenvolvimento das atividades do Correio Aéreo Nacional passou por modificações porém mantendo viva a chama de integrar este País, ainda em desenvolvimento.

 Parabéns Aviação de Transporte, Parabéns Correio Aéreo Nacional!

 

 

Acompanhe as notícias do MUSAL e curiosidades históricas da aviação:

www.fab.mil.br/musal

www.facebook.com/museuaeroespacial

www.instagram.com/museuaeroespacial/

www.youtube.com/channel/UCXiFyQ4t45pCJg54PROsfIQ

www.flickr.com/photos/portalfab/albums/72157683470041644/

 

#museuaeroespacial #PaidaAviação #SantosDumont #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #AMAB #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória

Fim do conteúdo da página