Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > INAUGURAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA DE AVIAÇÃO
Início do conteúdo da página

Em 2 de fevereiro de 1914, foi inaugurada no Campo dos Afonsos, com a presença do Ministro da Guerra, General Vespasiano de Albuquerque, num ambiente de entusiasmo, a “Escola Brasileira de Aviação”, destinada à formação de aviadores militares brasileiros do Exército e da Marinha. Devido a várias dificuldades, que causaram graves prejuízos financeiros aos proprietários da Escola, suas atividades foram interrompidas em 18 de junho daquele mesmo ano.

 Em alinhada formatura, se apresentavam os novos e reluzentes aviões da flotilha:

– 2 biplanos “Farman”, motor Gnome de 50 HP;

– 1 biplano “Farman”, motor Gnome de 80 HP;

– 1 monoplano “Aerotorpedo”, motor Suet de 80 HP;

– 4 monoplanos “Bleriot”, motor Anzani de 25 HP; e

– 1 monoplano “Bleriot”, motor Anzani de 35 HP.

 Na cerimônia, o Ministro fez a entrega oficial da relação dos 35 alunos matriculados para o curso; entretanto as apresentações dos novos alunos não foram realizadas regularmente. Duas semanas após o início das atividades, muitos deles ainda não haviam se apresentado para as aulas. Foi designado como fiscal do governo junto à escola, o primeiro tenente da marinha Jorge Henrique Moller, primeiro oficial brasileiro brevetado para voar aviões.

 Havia somente 2 instrutores para o curso, Felice Gino e Ambrosio Caragiola, e este fator, somado à fragilidade dos aparelhos, atrasava e tornava irregular o ensino, particularmente as aulas práticas de voo.

 Em sete de fevereiro de 1915, Ambrósio Caragiola, que viera da Argentina para participar da implantação da Escola Brasileira de Aviação, também teve um fim trágico em um acidente durante uma demonstração no antigo Campo do Derby Club, onde hoje se situa o Estádio do Maracanã, com o primeiro avião construído no Brasil, o “Alvear”, construído por J. Alvear.

 Fonte: adaptado. História Geral da Aviação Brasileira, 1988

 

 

#museuaeroespacial #aviação #escolabrasieliradeaviação #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #amaero #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória

Fim do conteúdo da página