No último dia 30 de outubro, Equipe da Seção do Arquivo Histórico do Museu Aeroespacial, composta pela 1º Tenente Museóloga Daniele Rodrigues Barros Nunes Negrão, o Suboficial R/1 Aldair Xavier da Silva e o CB Hygor Cople Herburgo, realizou treinamento na Fundação Biblioteca Nacional, a fim de habilitá-los para inserção de parte do acervo iconográfico do MUSAL no Portal Brasiliana Fotográfica.
Tal portal tem como objetivo dar visibilidade às imagens fotográficas, além de fomentar o debate e a reflexão sobre esse tipo de acervo. Brasiliana indica, de forma generalizada, o que diz respeito à cultura e à história do Brasil, sendo aceitas imagens que datam até meados do século XIX.
Para dar início a essa parceria, foram selecionados os álbuns pertencentes às antigas: Escola de Aviação Militar, Escola de Aeronáutica Militar, Escola de Aeronáutica do Exército e Escola de Aeronáutica.
Fazem parte do projeto, além do Museu Aeroespacial e da Fundação Biblioteca Nacional, o Instituto Moreira Salles, o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, a Casa de Oswaldo Cruz, o Arquivo Nacional, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, entre outros.
As imagens do MUSAL só estarão disponíveis para consulta a partir de 2020.
Aproveite para conhecer o portal, acesse brasilianafotografica.bn.br.
Redes Sociais