Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > Evento esportivo reúne mais de 16 mil pessoas e transforma o Museu Aeroespacial em cenário que mistura esporte e educação
Início do conteúdo da página

Na manhã deste domingo (12/04), a Corrida do Educador 2026 reuniu 16.385 pessoas no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Campo dos Afonsos, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento, promovido pela All Running Eventos Esportivos, celebrou os profissionais da educação ao unir prática esportiva, inclusão social e promoção da saúde em um dos espaços históricos mais simbólicos do país. Com largadas escalonadas e participação expressiva de atletas e público, a iniciativa reforçou o papel do esporte como ferramenta de cidadania.

Realizada no reconhecido “Berço da Aviação Brasileira”, a corrida percorreu hangares, pistas de pouso e decolagem e áreas expositivas com acervo histórico da Força Aérea Brasileira (FAB), proporcionando aos participantes uma experiência que combinou esforço físico e contato com a história nacional. O evento contou com largadas diferenciadas: atletas PCD abriram a programação, seguidos pela prova de 5 km, às 7h30, e pela caminhada de 3 km, às 8h.

Ao todo, 6.945 atletas competiram oficialmente, sendo 4.540 mulheres (65%) e 2.405 homens (35%). Na prova de 5 km, 4.173 participantes concluíram o percurso — 2.500 mulheres e 1.673 homens. Já a caminhada de 3 km reuniu 2.772 pessoas. Mais do que números, a corrida se destacou como uma homenagem a professores, pedagogos, orientadores e demais profissionais que atuam na formação educacional da sociedade.

No desempenho esportivo, o destaque masculino dos 5 km foi João Marcos Carvalho da Silva Soares, da equipe Studio Open, que ficou em primeiro lugar com o tempo de 14 minutos e 50 segundos, sua melhor marca pessoal. Em segundo lugar ficou Wesley Lacerda Lopes Bezerra (15min52s), seguido por Ângelo Marcos Silva (16min44s), Deivid Lins de Siqueira (17min35s) e Diego Mendes Lima (17min42s).

Visivelmente emocionado, o grande vencedor João Marcos celebrou a conquista de seu novo recorde pessoal, fruto de uma rotina intensa de preparação: “Hoje foi um dia especial porque eu vim aqui para bater o meu RP (Recorde Pessoal). Minha marca aqui tinha sido 15 minutos e eu já vinha em busca do 14min59s ou abaixo disso há muito tempo, treinando todo dia sob sol e chuva. Estabelecer 14min50s hoje é algo que vai ficar registrado na história, vou fazer até uma tatuagem. Agora o foco é continuar trabalhando para buscar adversários mais difíceis, evoluir e, quem sabe, bater abaixo dessa marca na próxima oportunidade”, afirmou o campeão.

Entre as mulheres, Patrícia Martins, da equipe Coral, conquistou o primeiro lugar com o tempo de 20 minutos e 25 segundos. Completaram o pódio Alana Silva do Nascimento Miguel (21min56s), Kelly da Silva Araujo (22min27s), Bel Maravilha (22min35s) e Letícia Bastos da Silva Pinto (22min55s). Um dos pontos marcantes da prova feminina foi o fato de todas as atletas do pódio serem professoras, reforçando o caráter simbólico do evento.

Patrícia Martins, conhecida no meio esportivo como "Paty Corredora", não escondeu o orgulho pela vitória em um local que considera marcante para sua trajetória: “Eu sou suspeita para falar, porque eu amo correr no MUSAL. Embora não tenha batido o meu recorde pessoal hoje, eu dei o meu melhor, como sempre faço. É muito bom conquistar um pódio aqui, ainda mais em primeiro lugar; estou muito orgulhosa e minha expectativa é sempre fazer o meu melhor, pois adoro este cenário”, celebrou a atleta.

Além da competição, a Corrida do Educador também foi um espaço de encontro entre profissionais da educação, que aproveitaram o momento para confraternizar e destacar a importância do cuidado com a saúde física e mental. Representando a Secretaria de Educação, o coordenador da 7ª CRE, Cássio Veloso, ressaltou o papel do evento na valorização dos educadores e no incentivo ao bem-estar: "É um momento de nos congratularmos e cuidarmos da mente. Como dizia Paulo Freire, nos movemos como educadores porque a educação é urgente", declarou Cássio Veloso durante a cerimônia de premiação.

 

RESULTADOS OFICIAIS – CORRIDA DO EDUCADOR MUSAL 2026

MODALIDADE 5K - MASCULINO

  1. Joao Marcos Carvalho da Silva Soares (14min50s)
  2. Wesley Lacerda Lopes Bezerra (15min52s)
  3. Ângelo Marcos Silva (16min44s)
  4. Deivid Lins de Siqueira (17min35s)
  5. Diego Mendes Lima (17min42s)

 

MODALIDADE 5K - FEMININO

  1. Patrícia Martins (20min25s)
  2. Alana Silva do Nascimento Miguel (21min56s)
  3. Kelly da Silva Araujo (22min27s)
  4. Bel Maravilha (22min35s)
  5. Leticia Bastos da Silva Pinto (22min55s)

 

MODALIDADE 3K - MASCULINO

  1. Hercules Silva de Oliveira
  2. Carlos Moreira de Souza
  3. Ricardo Vinicius Moreira de Souza
  4. Pablo Ferreira Santos
  5. José Roberto dos Santos Ferreira

 

MODALIDADE 3K - FEMININO

  1. Juliana da Silva Pineiro de Oliveira
  2. Fernanda Beatriz Viana Gomes
  3. Monica Baptista de Araujo
  4. Ariadne Viana Reis Gomes
  5. Vilma Altamira Barbosa

 

Cobertura Fotográfica: https://flic.kr/s/aHBqjCv2Wt

Resultados Completos: https://resultados.runking.com.br/all-running/corrida-do-educador

 

 

Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)

Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva

Fotos: Sgt BRENO Fazoli de Almeida e S1 Lucas de ARAÚJO Gomes

Fim do conteúdo da página