Evento valoriza a importância dos profissionais da Educação e destaca a prática esportiva como ferramenta de inclusão social, fortalecimento da cidadania e promoção da saúde física e mental.
No último domingo, 13 de abril, o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi o cenário da Corrida do Educador 2025, organizada e promovida pela All Running Eventos Esportivos. A atividade reuniu 23.894 pessoas, entre atletas, familiares, amigos e equipes de apoio, e se consolidou como um evento que integra educação, esporte e cidadania em uma mesma proposta.
Com largada às 7h30, a corrida foi dividida em duas modalidades: a prova de 5 km contou com 3.036 concluintes, sendo 1.832 mulheres e 1.204 homens, enquanto a caminhada de 3 km reuniu 2.700 participantes, com 1.954 mulheres e 746 homens. Mais do que uma disputa esportiva, a iniciativa prestou homenagem a docentes, instrutores, orientadores pedagógicos, mediadores de saberes, educadores sociais, pedagogos e demais profissionais que, sob diferentes títulos, exercem a nobre missão de educar.
Para a corredora Maria da Glória Nunes Corrêa, que participa regularmente das provas realizadas no MUSAL, o evento vai além da prática esportiva. “Correr aqui é sempre especial. A gente se sente acolhida e motivada. Corro em outros lugares também, e faço treino funcional voltado para corrida. Sempre que tenho oportunidade, estou no MUSAL. Adoro as corridas aqui! Já é a quinta vez que participo, sempre venho e gosto muito! O que me motiva é a saúde, também pela parceria, pela convivência, mas, principalmente, é pela saúde!”, afirmou.
O primeiro lugar na categoria geral masculina, no percurso de 5 km, foi conquistado pelo atleta Yago de Souza Werneck, que completou a prova em 15 minutos e 44 segundos. “Quero agradecer a Deus por essa vitória, que me garantiu o bicampeonato. A corrida foi muito boa, e eu vinha treinando bastante para ela. Corro há oito anos. Mesmo gripado, graças a Deus, consegui um bom resultado. Agradeço a todos que torceram por mim e, especialmente, ao meu treinador, Renato de Souza Werneck, pelo apoio”, destacou.
Na categoria geral feminina, Helma de Jesus conquistou o primeiro lugar com o tempo de 18 minutos e 57 segundos, conciliando os treinos com a intensa rotina de trabalho na área da saúde. “Desde que cheguei, senti uma atmosfera maravilhosa! Já sabia que o percurso seria incrível. Tudo foi muito bem organizado. Sou enfermeira e, nos meus dias de folga, foco nos 5 km. Faço treinos de velocidade para otimizar o tempo entre os plantões. Sempre que subo no pódio, fico muito feliz!”, afirmou.
Outro ponto alto da Corrida do Educador foi a diversidade entre os participantes. Crianças, adolescentes, idosos acima de 75 anos e pessoas com deficiência (PCD) marcaram presença, comprovando que o esporte é uma ferramenta de integração, acessibilidade e melhoria da qualidade de vida. Entre os jovens, Gabriel Vinícius da Costa Mathias, de apenas 13 anos, completou os 5 km com entusiasmo e espírito esportivo. “Gostei muito da corrida. Foi bem maneiro! Já tinha corrido a Kids, mas essa foi minha primeira como profissional. Eu corro e jogo futebol também. Meus colegas não gostam muito, acham chato fazer atividade física, mas eu me amarro! Quero ser corredor profissional se eu conseguir.”
O evento também foi cenário de comemorações emocionantes e inusitadas. A corredora Alessandra da Silva Neres aproveitou o dia para comemorar seu aniversário de forma original. “Foi tudo de bom! Eu mesma decidi comemorar aqui. Melhor coisa! Já corri outras vezes no MUSAL, treino sempre, e estou chegando lá como atleta profissional. Foi difícil, mas vale muito a pena!”
O sucesso da Corrida do Educador reafirma o papel do Museu Aeroespacial como um espaço educativo que também promove cultura, lazer e saúde por meio de práticas esportivas. Dando continuidade ao calendário de eventos, a All Running e o MUSAL já organizam a próxima edição: a Corrida do Trabalhador, marcada para o dia 1º de maio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site Ticket Sports https://www.ticketsports.com.br/e/corrida-do-trabalhador-musal-2025-71597. Outras informações estão disponíveis nas redes sociais da All Running e no site oficial do MUSAL.
Ranking – Corrida 5K
Masculino
1. Yago de Souza Werneck – 00:15:44
2. Wesley Lacerda Lopes – 00:15:50
3. Lucas Cabral da Silva – 00:16:56
Feminino
1. Helma de Jesus – 00:18:57
2. Carolina Madeiros – 00:19:59
3. Letícia Bastos da Silva Pinto – 00:20:23
A cobertura fotográfica do evento está disponível em:
Resultados completos:
https://esportecorrida.com.br/v1/resultados_.php?a=MTYwNQ==
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Fotos: Sgt ISRAEL Almeida da Silva e S2 Lucas de ARAÚJO Gomes
Apoio Jornalístico: Sgt RENATA Costa Muniz Lomboni
Redes Sociais