Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > Museu Aeroespacial recebe visita da equipe da Revista Força Aérea
Início do conteúdo da página

Nesta segunda-feira, 31 de março, o Museu Aeroespacial (MUSAL) recebeu a ilustre visita de membros da equipe da Revista Força Aérea, o Coronel Aviador R/1 Antonio Ricieri Biasus, Diretor Comercial da Revista, e do renomado Jornalista Leandro Casella, editor da publicação, que fizeram questão de reservar a data em suas agendas, uma vez que se encontram no Rio de Janeiro para participarem da 15ª edição da LAAD Defence & Security, maior feira de Defesa e Segurança da América Latina, que ocorre entre os dias 1º e 4 de abril de 2025.

Os visitantes foram recebidos pelo Ten Jônatas Ribeiro BARBOSA, jornalista do MUSAL, e pelo Suboficial Hélio Motta de Souza, mediador do efetivo do MUSAL, e acompanharam durante a visita, percorrendo os diversos espaços do Museu, explorando as exposições históricas e aeronaves icônicas, as quais marcaram a história da aviação no Brasil e no mundo.

Um dos momentos mais marcantes da visita foi a passagem pela Sala Santos Dumont, que homenageia o Pai da Aviação. A exposição “Vida e Obra de Santos Dumont” despertou grande interesse, especialmente pelo acervo que inclui um dos itens mais simbólicos: o escrínio contendo o coração preservado de Santos Dumont. O Coronel Biasus relembrou que o coração esteve na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA) até fevereiro de 1990. A peça foi doada ao Ministério da Aeronáutica em 1944 pela Empresa Aérea Panair do Brasil. Posteriormente, foi transferida para o Museu Aeroespacial, onde permanece até hoje, sendo um dos itens mais fascinantes da coleção.

Ao longo da visita, em meio a tantas lembranças, ainda compartilhou memórias da sua trajetória na aviação, destacando a emoção de reencontrar um T-37, aeronave utilizada em sua formação. “Sem dúvida, o T-37 me traz uma grande nostalgia, pois foi a aeronave em que fiz boa parte da minha formação. Vê-lo aqui no Museu é reviver boas lembranças”, declarou.

Para o jornalista Leandro Casella, a preservação do acervo do MUSAL é fundamental para a memória aeronáutica do país. “Voltar ao Museu, 25 anos depois, e ver que o acervo está extremamente bem preservado é uma grata surpresa. A incorporação de novas aeronaves, como o Mirage e o A-29, é um diferencial”, afirmou Casella, que já publicou mais de 200 artigos sobre aviação e venceu seis vezes o Prêmio Santos Dumont de Jornalismo.

Outro destaque foi a Sala Demoiselle, dedicada à participação feminina na aviação, uma vez que abriga a exposição "Mulheres na Aviação", que destaca figuras como Thereza de Marzo, primeira brasileira a obter um brevê de aviadora em 1922, e a estadunidense Amelia Earhart. A Sala de Motores também despertou muito interesse, pois expõe motores utilizados desde a Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.

O importante papel do Museu Aeroespacial na educação histórica da população foi ressaltado: “O brasileiro tem uma memória curta e desconhece muitos eventos históricos. No MUSAL, as pessoas têm a oportunidade de conhecer momentos marcantes da nossa aviação. O acervo é riquíssimo, muito bem montado e bem cuidado. Entre suas relíquias, o coração de Santos Dumont é algo impressionante. Tenho quase certeza de que poucos brasileiros conhecem essa história e sabem que ele está aqui.”, concluiu o Diretor Comercial da Revista Força Aérea.

O Jornalista Leandro Casella também enalteceu a importância do Museu para a sociedade. "O MUSAL tem um papel essencial, não apenas na preservação da história, mas também no incentivo a novas gerações para ingressarem na carreira aeronáutica. O Museu inspira talentos em diversas áreas da Força Aérea e eventos como shows aéreos e exposições ajudam a aproximar o público desse universo", destacou.

Com um acervo rico e bem cuidado, o Museu Aeroespacial reafirma seu compromisso com a preservação e divulgação da história da aviação, proporcionando experiências enriquecedoras para especialistas e entusiastas do setor.

 

 

Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)

Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva

Fotos: S2 Lucas de ARAÚJO Gomes

Fim do conteúdo da página