Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > Corrida de Natal no Museu Aeroespacial reúne mais de 12 mil pessoas e promove a inclusão e o incentivo ao esporte
Início do conteúdo da página

Evento realizado pela All Running Eventos Esportivos marca a celebração natalina com grande sucesso

Neste último domingo, 8 de dezembro de 2024, o Museu Aeroespacial (MUSAL) sediou a Corrida de Natal 2024, promovida pela All Running Eventos Esportivos. O evento, realizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, atraiu 12.576 visitantes, entre familiares, amigos e equipes de apoio, para celebrar antecipadamente o Natal. Com um total de 3.553 competidores inscritos, incluindo atletas de alto rendimento, amadores e Pessoas Com Deficiência (PCD), a corrida foi uma verdadeira festa da inclusão e do incentivo ao esporte. Além disso, o evento proporcionou uma celebração do espírito natalino, repleto de união, generosidade e felicidade, características marcantes dessa época do ano.

A programação incluiu uma corrida de 5 km, que teve início pontualmente às 8h, e uma caminhada de 3 km, abertas a participantes de todas as idades. Dada a alta temperatura, com índices registrados pelo Nível de Calor 3 (NC3) da Prefeitura do Rio de Janeiro, a organização se preocupou em garantir o conforto do público, disponibilizando um “chuveirão” para refrescar os presentes durante a prova. O NC3 caracteriza-se por temperaturas entre 36°C e 40°C, com previsão de permanência ou aumento dos índices por, ao menos, três dias consecutivos, como aconteceu desde sexta-feira, 6 de dezembro de 2024.

Na categoria masculina, com 1.371 participantes, o grande vencedor dos 5 km foi Fabiano Moura, que concluiu o percurso em 16 minutos e 25 segundos. Richard Willian de Mello Pinheiro ficou com o segundo lugar ao completar a prova em 17 minutos e 20 segundos, seguido por Kaio Miranda Ribeiro, com o tempo de 17 minutos e 54 segundos. Já na categoria feminina, que contou com 2.182 participantes, Carolina Medeiros foi a vencedora, cruzando a linha de chegada em 21 minutos e 11 segundos. Daiana Rudugerio da Silva Pimentel Araújo ficou em segundo lugar com o tempo de 21 minutos e 23 segundos, enquanto Priscila Câmara de Castro Abreu Pinto garantiu o terceiro lugar, completando a prova em 22 minutos e 50 segundos.

O evento também foi marcado por emocionantes histórias de superação. Felipe Correia Camargo (35 anos), atleta com deficiência visual, completou os 5 km com o auxílio de sua guia, Elena Oliveira. Felipe perdeu a visão há um ano e meio, mas, após alta médica, voltou a praticar esportes, incluindo a corrida e trilhas, atividades que sempre teve grande afinidade. Para ele, a experiência de correr na pista de decolagem do Campo dos Afonsos foi "sensacional", apesar do calor intenso, destacando que o esforço vale a pena no final. “Correr aqui é uma experiência única, especialmente em um lugar tão simbólico como o Campo dos Afonsos”, disse o atleta.

Outro momento tocante foi a participação de atletas com mais de 75 anos, como o casal Elena, de 70 anos, e Antônio, de 75 anos, ambos apaixonados por corridas e pelo Museu Aeroespacial, onde participam regularmente de eventos esportivos há mais de dez anos. Elena e Antônio, que moram nas proximidades, visitam o museu com frequência, tanto nos dias de corrida quanto em outras ocasiões. Ambos deixaram claro que seus objetivos não são conquistar pódios, mas simplesmente participar de eventos saudáveis. Para eles, o importante é aproveitar a experiência e a celebração do esporte, independentemente do resultado. Demonstraram muito entusiasmo e gratidão ao se prepararem para mais uma corrida no museu.

Importante frisar que todos os visitantes, além do excelente momento esportivo, puderam aproveitar a oportunidade para passear por todas as áreas expositivas do MUSAL, realizando uma verdadeira uma imersão na história da aviação, pois percorreram exposições que retratam a evolução tecnológica, os desafios enfrentados pela FAB e seu papel fundamental na história do Brasil. Além disso, a visita propicia temas como a participação da FAB na II Guerra Mundial, a trajetória da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), os primórdios da aviação e a figura de Santos Dumont, o Pai da Aviação, entre outros.

O sucesso da Corrida de Natal do MUSAL 2024 reforça a importância do Museu Aeroespacial como um espaço de integração cultural, histórica e esportiva. A organização All Running Eventos Esportivos já confirmou que está preparando uma agenda esportiva ainda mais especial para 2025, com eventos planejados, como as Corridas de Carnaval, do Trabalhador, de Aniversário do MUSAL, da Independência e até mesmo de Halloween, entre outros temas e celebrações emocionantes.

 

RANKING DA CORRIDA DE NATAL

CORRIDA 5K MASCULINA (1.371 participantes)

  1. Fabiano Moura – 00:16:25
  2. Richard Willian de Mello Pinheiro – 00:17:20
  3. Kaio Miranda Ribeiro – 00:17:54
  4. Kauã de Freitas Coelho – 00:18:04

 

CORRIDA 5K FEMININA (2.182 participantes)

  1. Carolina Medeiros – 00:21:11
  2. Daiana Rudugerio da Silva Pimentel Araújo – 00:21:23
  3. Priscila Câmara de Castro Abreu Pinto – 00:22:50
  4. Bel Rodrigues – 00:23:08

Para conferir a cobertura fotográfica do evento, acesse: https://flic.kr/s/aHBqjBUisk

Os resultados detalhados estão disponíveis no site oficial da Neorace: https://neorace.com.br/resultados/g-live.html?f=2024/dez/nat/natal.clax

 

Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)

Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva

Fotos: 1S BFT BRENO Fazoli de Almeida e 1S BFT ISRAEL Almeida da Silva

Fim do conteúdo da página