Alunos da Escola de Comando e Estado-Maior da Força Aérea do Paraguai visitam o Museu Aeroespacial em roteiro de intercâmbio militar
Na manhã da última quarta-feira, 9 de outubro de 2024, o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, recebeu a delegação da Escuela de Comando y Estado Mayor de La Fuerza Aérea Del Paraguay (ECEMFAER), composta por seu Comandante, Tenente Coronel Bernardino Caballero Cabrera, e 21 alunos daquela Escola, além da equipe de apoio. A comitiva está no Brasil desde o dia 7 de outubro, participando de um roteiro de intercâmbio militar, que inclui visitas a diversas Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB).
Após um coffee break de boas-vindas, os militares paraguaios foram recebidos pelo Coronel Aviador R/1 Sarandi Oliveira da Silva, Chefe da Assessoria de Comunicação Social do MUSAL, que realizou uma breve apresentação, onde destacou a missão do Museu Aeroespacial na preservação e divulgação da história da aviação brasileira. Ressaltou ainda a importância de resguardar a memória da FAB e de valorizar símbolos nacionais, como a bandeira, além de enfatizar valores essenciais como o civismo e o patriotismo, fundamentais para a identidade da nação brasileira.
Em seguida a explanação, a Comitiva realizou visita a toda área expositiva do museu, sendo mediada pelos Suboficiais Luiz Cláudio Campos Velasque e Helio Motta de Souza, do efetivo do MUSAL, com o apoio das professoras de espanhol Débora Kelly Torres e Fabiana da Cunha Ferreira, do Centro de Idiomas da Universidade da Força Aérea (UNIFA), que atuaram como intérpretes, proporcionando uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento e a história da FAB.
Assim, todos tiveram a oportunidade de conhecer mais de 70 aeronaves icônicas e grande parte do acervo histórico do MUSAL. Entre as exposições mais apreciadas, destacou-se a dedicada a Alberto Santos Dumont, “Pai da Aviação”, onde os visitantes apreciaram fotos, maquetes e um escrínio dourado (redoma de metal), que preserva o coração de Santos Dumont, dentre outros itens em exposição.
Além dessa sala, o grupo também se encantou muito com a exposição “Primórdios da Aviação”, onde se dedica um tributo ao Patrono da FAB, Marechal do Ar Eduardo Gomes, e também possui um escrínio que preserva seu coração, juntamente com objetos históricos como seu uniforme militar, incluindo a túnica e calça do fardamento do Exército Brasileiro utilizadas na década de 1920, além de seu quepe militar e bastão de comando.
Outro destaque da visita foi a sala “FAB na Guerra”, que oferece uma análise da participação da Força Aérea Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta área expositiva, os visitantes, também, puderam ver de perto um exemplar da aeronave Republic P-47 Thunderbolt, que desempenhou um papel crucial em missões de combate durante a campanha da FAB na Itália, a qual, neste ano, completa 80 anos, um marco importante na história militar brasileira.
A visita da comitiva paraguaia ao MUSAL estreitou ainda mais as relações institucionais entre Brasil e Paraguai no campo da defesa e segurança, além de fortalecer a cooperação entre as Forças Armadas de ambos os países. O Museu Aeroespacial, ao acolher visitantes internacionais, cumpre seu papel de preservar o passado, projetar o futuro e promover a educação cívica e histórica para as futuras gerações, destacando-se como um importante espaço de troca de experiências e cooperação cultural.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: CelAv R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Redes Sociais