Ontem, dia 16 de maio de 2024, o Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE) conduziu atividades práticas nas dependências do Museu Aeroespacial (MUSAL), envolvendo dois cursos simultâneos voltados para operações de busca e salvamento. Um desses cursos foi destinado aos alunos do Curso de Evacuação Aeromédica (CEVAM), enquanto o outro foi direcionado aos participantes do Estágio de Atendimento de Saúde em Operações Militares (EASOpM) do Comando Militar do Leste (CML).
O primeiro curso, Evacuação Aeromédica (CEVAM), foi direcionado a profissionais de saúde graduados e oficiais, incluindo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem militares de todas as unidades do Brasil e forças auxiliares amigas. Os alunos estiveram em um ambiente operacional e tático e mergulharam em uma compreensão da fisiologia aeroespacial. Além disso, aprenderam técnicas especializadas para o embarque e transporte de pacientes. Os alunos colocaram em prática técnicas especializadas para o transporte seguro de pacientes em aeronaves como o C-97 (Brasília) e o C-95 (Bandeirante).
Enquanto isso, em outra ala do MUSAL, Hangar 5, um grupo de militares do Exército, participantes do curso Estágio de Atendimento de Saúde em Operações Militares (EASOpM) promovido pelo Comando Militar do Leste (CML), esteve imerso em uma série de aulas práticas com demonstrações de embarque e desembarque de pacientes em helicópteros. Nesse contexto, a aeronave CH-34 (Super Puma) se tornou uma ferramenta crucial para simulação em salvamento em situações críticas. Sob a orientação especializada do IMAE, esses militares receberam o conhecimento e a prática necessários para lidar com cenários desafiadores, garantindo que estejam prontos para enfrentar qualquer eventualidade.
{gallery lightbox="boxplus/prettyphoto" cols=2 rows=2 width=300 links=0 counter=0 overlay=1 buttons=0}/imagens_musal/2024/NOTICIAS/CURSO_IMAE{/gallery}
Redes Sociais