Cerca de 15,5 mil de pessoas foram ao encerramento da 20ª Edição da Semana Nacional de Museus no Museu Aeroespacial (MUSAL), no último domingo (22).
Os hangares e pátios do maior museu de aviação do Brasil receberam os visitantes para uma programação especialmente dedicada à toda a familia: apresentação de aeromodelos, salto de paraquedistas, balonismo, demonstração e acrobacia aérea, parque de diversões, animação musical com Dj, oficinas educativas do SESC, além da corrida “Federal Kids” – uma ação social da Polícia Federal contra Pedofilia.
Parte das comemorações do Dia Internacional de Museus - celebrado anualmente no dia 18 de maio - a semana já havia sido de programação intensa desde o dia 17 até o dia 21, com oficinas educacionais para crianças e adolescentes, sessões de cinema com exibição de filmes históricos, contação de histórias e visitas mediadas por todos os espaços expositivos e aeronaves históricas onde foram recebidos aproximadamente 1.500 visitantes que somados aos 15,5 mil do dia 22, domingo com portões abertos, totalizaram mais de 17 mil pessoas presentes durante toda a semana de comemorações.
Realizado regularmente, na modalidade de portões abertos, o evento é gratuito e vem recebendo atenção do grande público ávido para conhecer um a pouco mais sobre os mistérios da aviação, a história de Força Aérea Brasileira (FAB), e, por que não, fazer aquela selfie bacana numa aeronave camuflada.
Para o chefe da Divisão de Comunicação Social do MUSAL, Coronel Aviador da R/1 Sarandí Oliveira da Silva, este evento é de uma importância sem igual para a FAB e, em particular, para o Museu Aeroespacial.
"É uma grande oportunidade de integração da FAB com toda sociedade civil, divulgando a sua história e a história da aviação brasileira, além de servir como incentivo para novas gerações ingressarem nesta brilhante carreira", afirma o oficial.
A oportunidade de voar de balão, a participação nas oficinas educativas do SESC, a visitação às aeronaves históricas e a demonstração aérea da Esquadrilha CEU, estiveram entre as atividades mais concorridas deste domingo.
Ressalta-se ainda a grande arrecadação de 2.286 Kg de alimentos não perecíveis que foram destinados ao Instituto CASA VIVA.
Esse tipo de evento é incentivado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Nessa época do ano, como parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus, os museus e outras instituições culturais brasileiras promovem uma programação especial, levando a sociedade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums – ICOM). Em 2022, o tema escolhido foi “O poder dos museus”.
Nos anos anteriores, por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, o evento havia sido suspenso. Esta é primeira vez que o MUSAL recebe a população em seus hangares para um evento do gênero desde 2019.
O Museu Aeroespacial
Localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, no Rio de Janeiro, o MUSAL é o maior e mais importante museu de aviação do Brasil. Foi inaugurado em 18 de outubro de 1976 e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) desde 1986.
Seu acervo é constituído por diversas aeronaves, motores, armas e objetos vinculados a história da Aeronáutica e da aviação brasileira, além de ampla documentação histórica. Em exposição permanente, encontram-se oitenta aeronaves, incluindo uma réplica fiel do 14 Bis, o primeiro aparelho mais pesado que o ar construído por Santos Dumont. Possui ainda doze salas expositivas temáticas e um hangar de restauração.
Daniel Marinho – Jornalista da Assessoria de Comunicação Social do DECEA
{gallery lightbox="boxplus/prettyphoto" cols=2 rows=2 width=300 links=0 counter=0 overlay=1 buttons=0}/imagens_musal/2022/NOTICIAS/20_SMN{/gallery}
Redes Sociais