Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > MUSAL recebe 15,5 mil pessoas no encerramento da Semana Nacional de Museus
Início do conteúdo da página

Cerca de 15,5 mil de pessoas foram ao encerramento da 20ª Edição da Semana Nacional de Museus no Museu Aeroespacial (MUSAL), no último domingo (22).

Os hangares e pátios do maior museu de aviação do Brasil receberam os visitantes para uma programação especialmente dedicada à toda a familia: apresentação de aeromodelos, salto de paraquedistas, balonismo, demonstração e acrobacia aérea, parque de diversões, animação musical com Dj, oficinas educativas do SESC, além da corrida “Federal Kids” – uma ação social da Polícia Federal contra Pedofilia.

 

Parte das comemorações do Dia Internacional de Museus - celebrado anualmente no dia 18 de maio - a semana já havia sido de programação intensa desde o dia 17 até o dia 21, com oficinas educacionais para crianças e adolescentes, sessões de cinema com exibição de filmes históricos, contação de histórias e visitas mediadas por todos os espaços expositivos e aeronaves históricas onde foram recebidos aproximadamente 1.500 visitantes que somados aos 15,5 mil do dia 22, domingo com portões abertos, totalizaram mais de 17 mil pessoas presentes durante toda a semana de comemorações.

 

Realizado regularmente, na modalidade de portões abertos, o evento é gratuito e vem recebendo atenção do grande público ávido para conhecer um a pouco mais sobre os mistérios da aviação, a história de Força Aérea Brasileira (FAB), e, por que não, fazer aquela selfie bacana numa aeronave camuflada. 

Para o chefe da Divisão de Comunicação Social do MUSAL, Coronel Aviador da R/1 Sarandí Oliveira da Silva, este evento é de uma importância sem igual para a FAB e, em particular, para o Museu Aeroespacial. 

"É uma grande oportunidade de integração da FAB com toda sociedade civil, divulgando a sua história e a história da aviação brasileira, além de servir como incentivo para novas gerações ingressarem nesta brilhante carreira", afirma o oficial.

A oportunidade de voar de balão, a participação nas oficinas educativas do SESC, a visitação às aeronaves históricas e a demonstração aérea da Esquadrilha CEU, estiveram entre as atividades mais concorridas deste domingo. 

Ressalta-se ainda a grande arrecadação de 2.286 Kg de alimentos não perecíveis que foram destinados ao Instituto CASA VIVA.

Esse tipo de evento é incentivado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).  Nessa época do ano, como parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus, os museus e outras instituições culturais brasileiras promovem uma programação especial, levando a sociedade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums – ICOM). Em 2022, o tema escolhido foi “O poder dos museus”.

Nos anos anteriores, por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, o evento havia sido suspenso. Esta é primeira vez que o MUSAL recebe a população em seus hangares para um evento do gênero desde 2019.

O Museu Aeroespacial

Localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, no Rio de Janeiro, o MUSAL é o maior e mais importante museu de aviação do Brasil. Foi inaugurado em 18 de outubro de 1976 e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) desde 1986.

Seu acervo é constituído por diversas aeronaves, motores, armas e objetos vinculados a história da Aeronáutica e da aviação brasileira, além de ampla documentação histórica. Em exposição permanente, encontram-se oitenta aeronaves, incluindo uma réplica fiel do 14 Bis, o primeiro aparelho mais pesado que o ar construído por Santos Dumont. Possui ainda doze salas expositivas temáticas e um hangar de restauração.

 

Daniel Marinho – Jornalista da Assessoria de Comunicação Social do DECEA

 

 

 

Fim do conteúdo da página