Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > MUSAL na mostra “Um Rio de Patrimônios” do Centro Cultural dos Correios
Início do conteúdo da página

O Centro Cultural dos Correios, na capital fluminense, recebe a partir das 17:30h de hoje, 16 de dezembro de 2021, quinta-feira, , o lançamento da exposição Um Rio de Patrimônios – Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro.

Um Rio de Patrimônios, que tem como produtora a Arquiteta e Cenógrafa Adriana Milhomem e como curadores Andréa da Rosa Sampaio juntamente com o Pós-Doutorando Guilherme Meirelles (PNPD-CAPES/ PPGAU-UFF), é fruto da pesquisa Atlas do Patrimônio Urbano da área central do Rio de Janeiro, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, e expõe o processo de preservação do patrimônio cultural daquela região da cidade, sob uma perspectiva urbanística.

A exposição foi contemplada com Prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021 e possui três módulos, os quais procuram ampliar a compreensão do público sobre os projetos feitos para a cidade e sobre a importância da preservação do patrimônio: Permanências: construindo a Cidade e seus Patrimônios; Percursos: um passeio pelo Patrimônio Cultural Carioca; e Transformações: desvendando as camadas históricas da Preservação.

Na mostra são destacados casos emblemáticos como edifícios de valor histórico e simbólico que foram demolidos e também os que seriam perdidos se não tivessem sido preservados como patrimônio cultural.

Nesse contexto, o MUSAL tem participação de grande importância nessa exposição, uma vez que fotografias e cartografias, antigas e atuais, em variados suportes e escalas, pertencentes ao acervo do MUSAL, fazem parte da mostra, as quais foram repassadas graças ao trabalho de pesquisa realizada pela produtora Adriana Milhomem.

A exposição, que foi inaugurada no Complexo da FUNARTE, em São Paulo, permanecerá em exibição no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, até 02 de fevereiro de 2022.

A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse o site da FUNARTE: https://www.facebook.com/Um-Rio-de-Patrim%C3%B4nio-102576908904976.

O catálogo da exposição está disponível neste link: https://drive.google.com/file/d/1af94mbPcYthKBYTZZ85wyEwFJand7_A4/view?fbclid=IwAR0l6lkhOuTAD04Bhdt3Q7Wbd0z0d6gR0m818DQzoM_8UDKqrDPURvXnf1o

Fim do conteúdo da página