Escudo português com o chefe diminuto em prata (branco), tendo em si a sigla da Organização "DIRAP" em blau (azul ultramar).
Campo talhado, estando a parte superior em blau (azul ultramar), tendo à destra o Gládio Alado em jalne (amarelo), símbolo do Comando da Aeronáutica, circundado por três estrelas pentalfas em prata (branco), dispostas em forma de triângulo.
Encimando a partição do campo, visualiza-se três elos de correntes em ouro, simbolizando a Administração, Centralização e Organização.
A parte inferior do campo apresenta-se em blau (azul cerúleo), onde aparece a silhueta de um perfil humano estilizado em sable (preto), inscrito em si o mapa do Brasil em sinopla (verde), representando todo o conjunto a missão precípua da Unidade, ou seja, a movimentação e controle de pessoal em todo Território Nacional.
Partindo de um ponto do mapa que lembra onde está situado o estado do Rio de Janeiro, sede da Organização e, coincidindo com o olho do perfil, aparece um vetor em prata (branco) direcionado para o flanco sinistro, significando visão prospectiva, amplo controle e coordenação de idéias no que diz respeito à Administração de Pessoal.
Contorna o escudo um filete em prata (branco).
Fonte: CENDOC
Redes Sociais