Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Uma ação institucional desenvolvida em parceria com a DIRAP, a Banda de Música da Ala 12 e o Shopping Downtown foi realizada no último sábado, dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, e ao Dia das Crianças.

O repertório da ação Flash Mob seguiu o seguinte roteiro: Hino dos Aviadores, música dos Filmes: Os Incríveis e Frozen, Aquarela do Brasil e Carnaval em Veneza. 

Durante a apresentação, que durou cerca de 30 minutos, os militares que estavam presentes cantaram as canções militares, enquanto o público acompanhava a letra e as imagens que estavam sendo reproduzidas em telão, e recebia um Gibi da Turma do Fabinho.

Antes de finalizar a apresentação, o Mestre da Banda, o Primeiro-Tenente Músico Daniel Máximo da Costa Filho, proferiu algumas palavras de agradecimento pela parceria e entregou uma réplica do Gripen ao anfitrião do Shopping, o Senhor César Santos.

Assista ao Flashmob completo.

Há quatro décadas o Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) rende homenagens à FAB pelo Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira e, no último 24 de outubro o tradicional almoço no salão nobre do clube reuniu membros e militares em momento de confraternização e troca de conhecimento.

 Na ocasião, o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do ICRJ Hélio Lyra de Aquino Junior, subiu ao palco para realizar a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico ao Comodoro. O clube foi a única instituição civil a receber a comenda neste ano, na cerimônia da OMA em Brasília. O Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, fez então a imposição simbólica da comenda no estandarte da instituição.

Em seu discurso, o Comodoro Vicente Ferreira de Arruda Coelho Filho relembrou as palavras do atual Comandante da Aeronáutica em sua cerimônia de posse. E prosseguiu: “Para nós, esta homenagem é um dever cívico que nos deixa orgulhosos. No próximo ano vamos comemorar os 100 anos de fundação do ICRJ, que começou com uma pequena escola de aviação. Nossa relação com a aeronáutica sempre foi muito forte”, relembrou.

Representando a FAB, o Subdiretor de Pessoal Militar da DIRAP, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior, relembrou seus tempos ainda garoto no Pará e sua ligação com as atividades aquáticas. “Precisava atravessar o rio todos os dias para ter acesso à escola”, comentou o Brigadeiro Lélio, que ainda fez breve retrospectiva histórica do ICRJ.

Dentre as autoridades que prestigiaram a cerimônia estavam o Comandante da Universidade da Força Aérea Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto; o Subcomandante da Escola Superior de Guerra, Major-Brigadeiro do Ar Leônidas de Araújo Medeiros Junior; o Diretor do Clube de Aeronáutica Major-Brigadeiro do Ar Marco Antônio Carballo Perez, dentre demais oficiais generais e superiores de unidades do Rio de Janeiro.

Dando continuidade ao ciclo de palestras sobre o Programa de Valorização dos Graduados, na Guarnição de Aeronáutica do Galeão, o Graduado-Master da GUARNAE-GL Suboficial BET Eratostenes Amstrong Paulino de Souza palestrou às praças do CEMAL, em 13 de agosto.

As duas vertentes do Programa foram apresentadas: Capacitação Continuada e Projeto Graduado-Master, pelo SO Amstrong que falou sobre a importância da gestão do conhecimento e de processos, e do trabalho em equipe, visando a alcançar uma organização de alto desempenho, com abordagem mais ampla, esmerada e rigorosa.

O Programa de Educação Continuada dos Graduados e a criação da função de Graduado-Master fazem parte do escopo para o alcance dos objetivos traçados na Concepção Estratégica “Força Aérea 100”. Dentro desse planejamento, segundo o palestrante, “observou-se a necessidade de uma maior conscientização do círculo de praças a respeito de questões relativas à disciplina, moral, carreira, motivação e à capacitação técnica”, destacou.

A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) realizou, no dia 16 de agosto, Exercício de Campanha para todo o efetivo, nas dependências do Parque de Material Bélico do Rio de Janeiro (PAMB-RJ). Cerca de 350 militares participaram da marcha de oito quilômetros e das oficinas de instrução relativas ao serviço de guarda e segurança da OM.

Dentre os objetivos do treinamento, os mais importantes foram relembrar conhecimentos e proporcionar ao efetivo uma atividade tipicamente militar, segundo explicou o Coordenador e Subdiretor de Serviço Militar da DIRAP, Coronel Infantaria Almir Pinto de Lima: “Nosso planejamento foi elaborado para apresentar alguns procedimentos de segurança voltados a quem tira serviço de guarda e segurança, para fins de saberem como proceder em algumas situações inopinadas. E também reviver um momento para podermos destacar o militarismo, disciplina e vibração da tropa”.

— “Tenho convicção de que saímos dessa marcha com o moral mais elevado e muito mais preparados para lidar com possíveis eventualidades no serviço, de maneira mais segura para nossas vidas, companheiros e instalações”, relatou o Cabo Jonathan Lopes de Albuquerque Murucci, destacando o espírito de corpo entre o efetivo como um dos pontos altos do exercício. “Ficamos lado a lado, zelando para que todos chegassem bem até o fim da atividade”, disse o Cabo Murucci. O saldo final foi de apenas uma baixa de uma militar com dores no joelho.

 Outro ponto destacável foi o trabalho da Intendência com eficiente planejamento operacional da logística de apoio ao homem, atuando para suprir todas as demandas e necessidades, antecipando-se para que o objetivo de adestramento da tropa fosse alcançado com sucesso. “Todos os horários foram cumpridos conforme planejamento divulgado ao efetivo e houve suporte em todos os momentos, desde o café da manhã, até o retorno de todos os militares à DIRAP”, ressaltou a Coordenadora de Logística do Exercício de Campanha, Capitão Intendente Thaís de Jesus Pires de Souza.

Durante toda a marcha, os militares, divididos em 15 grupamentos entoaram canções militares e gritos de guerra. “Gostei muito do exercício, foi importante para relembrarmos os valores militares e para promover a integração do efetivo”, avaliou a 1º Tenente QOAP Serviço Social, Rúbia de Kássia Alexandre Silva.

 

O Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, destacou o adequado planejamento para que tudo ocorresse conforme previsto, além da vibração e participação ativa da tropa. “Hoje, nós vivenciamos momentos que conhecemos em nossa época de alunos e obtivemos êxito na missão.Esta é uma atividade que consta do nosso PTA e foi importante para sairmos da rotina administrativa”, comentou o Diretor que, visto o sucesso do exercício, já vislumbra novas atividades operacionais: “Até o final deste ano teremos mais uma marcha, desta vez com acampamento”, anunciou.

O Exercício de Campanha da DIRAP teve o apoio da ALA 11 com o Grupo de Segurança e Defesa do Galeão (GSD-GL) no policiamento, na segurança e nos apoios ao deslocamento em caminhões tropa, de Equipe de Instrução para as oficinas e de material de campanha; a DIRSA com apoio médico e de ambulância, e o Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), juntamente com elementos dos Grupamentos de Apoio da área do Rio de Janeiro, com alimentação, sanitários e estrutura de barraca de campanha para as oficinas.

 

 
A DIRAP/SDIP comunica ao efetivo que os Planos de Saúde e Odontológicos da Entidade Credenciada Sul América sofrerão reajuste de 12% e 8%, respectivamente, a partir de julho deste ano (contracheque de junho).
 
Além disso, informa também que a tabela de valores atualizada se encontra disponível nos seguintes endereços eletrônicos (intraer e internet):

Foi realizada no dia 20 de Agosto, no auditório do CCA-RJ, uma apresentação ao efetivo da DIRAP, pelo Ten Cel Av Ivaldeci Hipólito de Medeiros Neto, Comandante do 3º/8º GAV, sobre os valores: Patriotismo e Cidadania.

No início da apresentação foram mostradas algumas imagens da operação apoiada pelo 3º/8º GAV nas buscas por desaparecidos após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), em 25 de janeiro, deste ano. O esquadrão teve como base de apoio o PAMA-LS e ficou responsável por prestar apoio à equipe em solo. O palestrante destacou o exemplo, a dedicação e a perseverança da equipe de bombeiros que trabalhou incansavelmente ante um cenário inicial de 305 desaparecidos e 58 mortos. Até hoje uma equipe ainda está no local em busca de 22 desaparecidos.

Aproveitando o gancho das ações realizadas pelos bombeiros durante a missão, o palestrante discorreu sobre o valor Patriotismo, que é o amor das pessoas pelo País em que nascem, ao qual se prendem pelos sentimentos mais íntimos e profundo que possuem, é ainda traduzido pelo compromisso permanente de fidelidade à Pátria, em quaisquer circunstâncias. Destacou também a promessa que todo militar um dia fez, “defender a Pátria com o sacrifício da própria vida”.

Em seguida o palestrante apresentou a etimologia da palavra Cidadania, valor complementar do PFV, que vem do latim civitas, cidade, tal como cidadão, ela estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada, um País, e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigilância de uma Constituição, sendo assim, ser cidadão é ter direitos e deveres e ser reconhecido como um membro pleno e igual, em uma sociedade.

Destacou ainda que o cidadão militar é diferenciado na sociedade, na medida em que detém autoridade para decidir empregar a força, e ainda tem a responsabilidade de zelar pela imagem da instituição, através de seus comportamentos e atitudes, pois as Forças Armadas, ante a Sociedade, detém a maior credibilidade, entre as instituições federais.

Discorreu ainda sobre algumas pequenas atitudes que podemos realizar no nosso dia-a-dia e as ações de cidadania que a FAB realiza em todo País. Destacou também a importância dos militares da DIRAP, que tomam conta de todos os militares e civis, e que para que a missão lá na ponta seja cumprida com êxito, toda a engrenagem precisa rodar, pois “a FAB somos nós, e de alguma maneira estamos a bordo de alguma aeronave dando apoio a quem mais necessita”.

 Assista na íntegra a palestra

 

O Programa de Fortalecimento de Valores (PFV) tem por motivação a abordagem sistêmica, visando definir o caráter e os valores morais de novas gerações de oficiais e graduados que, com o tempo, transformar-se-ão em multiplicadores das ideias abordadas.

A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), localizada no Rio de Janeiro (RJ), celebrou, nessa segunda-feira (03/12), em sua nova sede, na Ponta do Galeão, Ilha do Governador, seu 77º aniversário de criação. A solenidade militar foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, e contou com a presença de Oficiais-Generais da ativa e da reserva, Comandantes, Chefes e Diretores de Unidades locais, além de convidados civis e militares.

Durante a cerimônia foram homenageados com uma placa de agradecimento os Graduados e Servidor Civil Padrão do ano de 2018.

Também foram agraciados 60 militares do efetivo da DIRAP, 04 militares do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica do Rio de Janeiro (SEREP-RJ) e 02 militares da Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAE) com as Medalhas Militares de Ouro, Prata e Bronze como forma de reconhecimento pelos 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB).

Em sua Ordem do Dia, o Diretor da DIRAP, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, explicitou as novas missões da Unidade com a reestruturação e a extinção do III COMAR, e ressaltou: “os desafios têm sido muitos, de diferentes naturezas, porém estamos vencendo todos com êxito, por termos o empenho e o profissionalismo de uma equipe coesa formada por nossos militares e servidores civis. Somos 700 pessoas trabalhando para setenta mil militares da ativa e cem mil inativos e pensionistas. Trabalhamos hoje com os olhos voltados para o Amanhã!”

Fim do conteúdo da página