Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

A DIRAP/AESP comunica que, a partir do mês de novembro, os planos da UNIMED RIO, vinculados à QV BENEFÍCIOS EM SAÚDE LTDA,  sofrerão reajustes de valores, de acordo com o estabelecido no Instrumento Contratual (Termo de Credenciamento nº 005/DIRAP-CAE/2021), firmado entre o COMAER e a referida Administradora.

Após reunião de negociação, esta Diretoria e a QV SAÚDE chegaram ao acordo de reajuste no percentual de 6,6.

A tabela de valores atualizada já está disponível na internet e na intranet nos endereços eletrônicos:

http://www.dirap.intraer/index.php/tabelas-de-valores/assistencia-a-saude; e

https://www2.fab.mil.br/dirap/index.php/credenciamentos-e-convenios

A DIRAP/AESP comunica que a prestadora de serviço de Saúde SulAmérica encontra-se com novos Planos Regionais para os militares e servidores civis. Maiores informações no site www.sulamerica-plasa.com.br

PLANO DE SAÚDE SULAMÉRICA
 

A DIRAP (DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DO PESSOAL) E O COMGEP (COMANDO GERAL DO PESSOAL) informam que foi renovado o Termo de Credenciamento firmado entre este Comando da Aeronáutica e a SulAmérica.

A tabela de mensalidades para o período de 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022 foi reajustada em 7,9%. Esse índice foi alcançado depois de muitas discussões, uma vez que o reajuste contratual foi de 41,9% por conta da variação do IGP-M no período, que foi de 31,10%.

Pela primeira vez, em dezenove anos, tivemos um índice de reajuste menor que aquele estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde) para os planos individuais (8,14%).

Dessa forma, o reajuste das mensalidades (7,9%) será aplicado a contar de 1º de julho, no contracheque de 30 de junho.

 

As tabelas de valores atualizadas já estão disponíveis na internet e na intranet nos endereços eletrônicos:

https://www2.fab.mil.br/dirap/index.php/credenciamentos-e-convenios

www.sulamerica-plasa.com.br


 

         Desde o dia 29 de abril, funciona na entrada da Base Aérea do Galeão, o Posto de Vacinação contra a Covid-19 sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB),  na Ilha do Governador. A inauguração do posto é uma parceria firmada entre o Comando Conjunto Leste (C Cj L) e a Prefeitura do Rio de Janeiro. Este é o segundo posto inaugurado pela FAB e o sétimo posto a cargo das três Forças Armadas, incluindo Exército e Marinha, que compõem juntos o Comando Conjunto Leste.

          Todos os locais de vacinação contra o coronavírus a cargo do C Cj L seguem o calendário estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h às 12h.

 

A DIRAP/AESP comunica ao efetivo do COMAER que o Plano de Assessoria Jurídica Jairo Candido e Advogados Associados sofrerá reajuste de 5% no valor da mensalidade atual que é de R$37,13 passando para 39,18. Ressaltamos ainda que, o último reajuste aplicado foi em janeiro de 2019.

          No dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social, e, nesta data, a Diretoria de Administração do Pessoal, Órgão Central do Sistema de Serviço Social do Comando da Aeronáutica (SISESO), por meio de sua Assessoria de Serviço Social, ressalta a importância do trabalho desse profissional que contribui para o apoio à Dimensão Humana da Força Aérea Brasileira (FAB).

          O exercício profissional do Assistente Social é respaldado em princípios éticos e tem mantido a qualidade dos serviços prestados desde a criação do Ministério da Aeronáutica até os dias atuais,notadamente aprimorado pela publicação da NSCA 163-1/2020.No âmbito coletivo, os profissionais direcionam suas ações aos programas, projetos e atividades socioeducativas, consonantes às legislações em âmbito nacional, bem como às diretrizes mundiais para a categoria, correlacionadas às normativas atinentes ao Serviço Social no bojo do COMAER.

          No que tange à esfera individual, realiza a viabilização de benefícios socio assistenciais,encaminhamento intrainstitucional e extrainstitucional, orientação social, elaboração de relatório social,visita domiciliar, dentre outros. O Órgão Central do SISESO tem pautado sua gestão no planejamento, pesquisa, implementação e avaliação do trabalho social com vistas ao constante aperfeiçoamento dos processos de trabalho. Vale salientar que, paralelamente, incentiva e estimula a produção acadêmico-científica e propõe intensificar a participação dos assistentes sociais nas operações desdobradas em situações de desastres, calamidades públicas, ações humanitárias e cívico-sociais, materializando a multiplicidade e complexidade do contexto nos quais se inserem.

          Atualmente, o SISESO possui 113 assistentes sociais, sendo 101 militares e 12 servidoras civis, que atuam de forma coesa, contribuindo para a conservação da operacionalidade e promoção do comprometimento com a missão institucional a partir do atendimento às demandas sociais dos militares(ativos e veteranos) e dos servidores públicos (ativos e aposentados) do Comando da Aeronáutica(COMAER), bem como de seus respectivos dependentes e pensionistas, sendo que esse fazer profissional vem contribuindo, também, para consolidar a profissão na FAB.

          Não podemos deixar de destacar a atuação dos Assistentes Sociais no cenário de pandemia de COVID-19, no acolhimento e acompanhamento social de pacientes diagnosticados com a doença ou com a implicação de sequelas e o apoio a seus familiares. O atual contexto exigiu que os profissionais se mostrassem criativos e propositivos, transformando seu espaço sócio-ocupacional adaptando suas atividades de trabalho a nova realidade de distanciamento social.

          Portanto, que o dia 15 de maio seja uma oportunidade para que todos os Assistentes Sociais reflitam sobre seu exercício profissional e que possam ser reconhecidos pela sua colaboração no cumprimento da Missão da Força Aérea, qual seja, “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria”. Parabéns a todos os Assistentes Sociais do Comando da Aeronáutica!!!

 

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2021.

 

Maj Brig Ar Fernando César da Costa e Silva Braga

Diretor de Administração do Pessoal

A Guarnição de Aeronáutica do Galeão - GUARNAE GL realizou, nesta sexta-feira, 23 de abril, o Primeiro Encontro dos Agentes de Segurança da Ilha do Governador, no Auditório do 1º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte, na Ala 11.

     Em sua apresentação, o Comandante da Guarnição de Aeronáutica do Galeão, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, falou sobre a estrutura organizacional da GUARNAE GL, que é constituída por 27 Organizações Militares da Aeronáutica, e que tem por finalidade estabelecer a unidade de Comando para: inteligência, segurança e defesa, justiça e disciplina, Polícia Judiciária Militar, entre outras funções.

     Foram apresentados também alguns exemplos de ocorrências relevantes que aconteceram na Ilha do Governador, e que foram noticiadas em grandes veículos de comunicação, demonstrando tanto a real necessidade de manter um canal aberto entre os Órgãos de Segurança Pública e a GUARNAE GL, como também a importância desse canal no gerenciamento das conseqüências provocadas por uma possível Crise de Segurança.

     Estiveram presentes no Encontro: Comandantes, Chefes e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica do Galeão e do Comando Aéreo Leste, o Juiz da Segunda Auditoria da Primeira Circunscrição Judiciária Militar, Doutor Sidnei Carlos Moura, o Delegado da 37ª Delegacia de Polícia Civil, Doutor Marcus Henrique Alves, o Comandante do 19º Grupamento de Bombeiro Militar, Tenente-Coronel Bernardo Montella da Mota, o Comandante do Batalhão de Polícia de Choque, Tenente-Coronel Vinícius Carvalho da Silva, o Subcomandante do 17º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro, Major Eudes Mendes Silva, o Diretor de Operações do Aeroporto Internacional Tom Jobim – Rio Galeão, senhor Dimas Dellagma Salvia, e o Subinspetor da 12º Inspetoria da Guarda Municipal, senhor Reginaldo Alves Camacho, além de outros agentes de segurança.

 

Texto: 1T QOCON REP Angela Mesquita
Imagens: 2S Rocha

Fim do conteúdo da página