Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página
PLANO DE SAÚDE SULAMÉRICA
 

A DIRAP (DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DO PESSOAL) E O COMGEP (COMANDO GERAL DO PESSOAL) informam que foi renovado o Termo de Credenciamento firmado entre este Comando da Aeronáutica e a SulAmérica.

A tabela de mensalidades para o período de 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022 foi reajustada em 7,9%. Esse índice foi alcançado depois de muitas discussões, uma vez que o reajuste contratual foi de 41,9% por conta da variação do IGP-M no período, que foi de 31,10%.

Pela primeira vez, em dezenove anos, tivemos um índice de reajuste menor que aquele estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde) para os planos individuais (8,14%).

Dessa forma, o reajuste das mensalidades (7,9%) será aplicado a contar de 1º de julho, no contracheque de 30 de junho.

 

As tabelas de valores atualizadas já estão disponíveis na internet e na intranet nos endereços eletrônicos:

https://www2.fab.mil.br/dirap/index.php/credenciamentos-e-convenios

www.sulamerica-plasa.com.br


 

          No dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social, e, nesta data, a Diretoria de Administração do Pessoal, Órgão Central do Sistema de Serviço Social do Comando da Aeronáutica (SISESO), por meio de sua Assessoria de Serviço Social, ressalta a importância do trabalho desse profissional que contribui para o apoio à Dimensão Humana da Força Aérea Brasileira (FAB).

          O exercício profissional do Assistente Social é respaldado em princípios éticos e tem mantido a qualidade dos serviços prestados desde a criação do Ministério da Aeronáutica até os dias atuais,notadamente aprimorado pela publicação da NSCA 163-1/2020.No âmbito coletivo, os profissionais direcionam suas ações aos programas, projetos e atividades socioeducativas, consonantes às legislações em âmbito nacional, bem como às diretrizes mundiais para a categoria, correlacionadas às normativas atinentes ao Serviço Social no bojo do COMAER.

          No que tange à esfera individual, realiza a viabilização de benefícios socio assistenciais,encaminhamento intrainstitucional e extrainstitucional, orientação social, elaboração de relatório social,visita domiciliar, dentre outros. O Órgão Central do SISESO tem pautado sua gestão no planejamento, pesquisa, implementação e avaliação do trabalho social com vistas ao constante aperfeiçoamento dos processos de trabalho. Vale salientar que, paralelamente, incentiva e estimula a produção acadêmico-científica e propõe intensificar a participação dos assistentes sociais nas operações desdobradas em situações de desastres, calamidades públicas, ações humanitárias e cívico-sociais, materializando a multiplicidade e complexidade do contexto nos quais se inserem.

          Atualmente, o SISESO possui 113 assistentes sociais, sendo 101 militares e 12 servidoras civis, que atuam de forma coesa, contribuindo para a conservação da operacionalidade e promoção do comprometimento com a missão institucional a partir do atendimento às demandas sociais dos militares(ativos e veteranos) e dos servidores públicos (ativos e aposentados) do Comando da Aeronáutica(COMAER), bem como de seus respectivos dependentes e pensionistas, sendo que esse fazer profissional vem contribuindo, também, para consolidar a profissão na FAB.

          Não podemos deixar de destacar a atuação dos Assistentes Sociais no cenário de pandemia de COVID-19, no acolhimento e acompanhamento social de pacientes diagnosticados com a doença ou com a implicação de sequelas e o apoio a seus familiares. O atual contexto exigiu que os profissionais se mostrassem criativos e propositivos, transformando seu espaço sócio-ocupacional adaptando suas atividades de trabalho a nova realidade de distanciamento social.

          Portanto, que o dia 15 de maio seja uma oportunidade para que todos os Assistentes Sociais reflitam sobre seu exercício profissional e que possam ser reconhecidos pela sua colaboração no cumprimento da Missão da Força Aérea, qual seja, “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria”. Parabéns a todos os Assistentes Sociais do Comando da Aeronáutica!!!

 

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2021.

 

Maj Brig Ar Fernando César da Costa e Silva Braga

Diretor de Administração do Pessoal

A Guarnição de Aeronáutica do Galeão - GUARNAE GL realizou, nesta sexta-feira, 23 de abril, o Primeiro Encontro dos Agentes de Segurança da Ilha do Governador, no Auditório do 1º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte, na Ala 11.

     Em sua apresentação, o Comandante da Guarnição de Aeronáutica do Galeão, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, falou sobre a estrutura organizacional da GUARNAE GL, que é constituída por 27 Organizações Militares da Aeronáutica, e que tem por finalidade estabelecer a unidade de Comando para: inteligência, segurança e defesa, justiça e disciplina, Polícia Judiciária Militar, entre outras funções.

     Foram apresentados também alguns exemplos de ocorrências relevantes que aconteceram na Ilha do Governador, e que foram noticiadas em grandes veículos de comunicação, demonstrando tanto a real necessidade de manter um canal aberto entre os Órgãos de Segurança Pública e a GUARNAE GL, como também a importância desse canal no gerenciamento das conseqüências provocadas por uma possível Crise de Segurança.

     Estiveram presentes no Encontro: Comandantes, Chefes e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica do Galeão e do Comando Aéreo Leste, o Juiz da Segunda Auditoria da Primeira Circunscrição Judiciária Militar, Doutor Sidnei Carlos Moura, o Delegado da 37ª Delegacia de Polícia Civil, Doutor Marcus Henrique Alves, o Comandante do 19º Grupamento de Bombeiro Militar, Tenente-Coronel Bernardo Montella da Mota, o Comandante do Batalhão de Polícia de Choque, Tenente-Coronel Vinícius Carvalho da Silva, o Subcomandante do 17º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro, Major Eudes Mendes Silva, o Diretor de Operações do Aeroporto Internacional Tom Jobim – Rio Galeão, senhor Dimas Dellagma Salvia, e o Subinspetor da 12º Inspetoria da Guarda Municipal, senhor Reginaldo Alves Camacho, além de outros agentes de segurança.

 

Texto: 1T QOCON REP Angela Mesquita
Imagens: 2S Rocha

      A Diretoria de Administração do Pessoal realizou, no dia 29 de março, a cerimônia militar de alusiva à transmissão dos Cargos de Subdiretor de Pessoal Militar, do Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Júnior ao Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto, e de Subdiretor do Serviço Militar, do Coronel de Infantaria Manoel Gomes da Silva Neto de Queiroz ao Coronel de Infantaria Idnar Capanema da Cunha. A solenidade, reduzida em virtude da pandemia da Covid-19, foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.

       Durante a passagem de cargo de Subdiretor de Pessoal Militar, o Brigadeiro do Ar Lélio, agradeceu por todo aprendizado e tempo passado na Diretoria: “A carreira militar proporciona momentos singulares em nossas vidas, oportunidades em que podemos não apenas crescer no campo profissional e pessoal, mas também contribuir para aprimoramento da nossa Força Aérea”. Em seguida, reconheceu a atuação da equipe da SDPM e dedicou palavras de incentivo e sucesso no novo desafio ao Brigadeiro do Ar Renato, seu colega de turma.

       Por sua vez, o Coronel Queiroz, em seu discurso mencionou o apoio que teve durante sua passagem pela SDSM, desejou sucesso ao Coronel Idnar e aproveitou a oportunidade para agradecer, nominalmente, a todos com quem trabalhou direta e indiretamente. “Agradeço a Força Aérea Brasileira pelas inúmeras oportunidades bem como por ter contribuído na formação e no fortalecimento de valores que são imprescindíveis aos cidadãos de bem e ao crescimento do nosso Brasil”, disse.

       O Diretor, Brigadeiro do Ar Braga, proferiu palavras de agradecimento e reconhecimento ao trabalho de todos os envolvidos e deu as boas-vindas aos novos subdiretores: “Toda gestão de sucesso nada mais é do que o reflexo dos recursos vivos que, uníssono, formam um todo harmônico e sinérgico. Aqueles que se empenham por bem em executar as suas incumbências, têm cumprido o seu dever! E esses mantêm ativa a dinâmica de nossas engrenagens”, falou.

       Estiveram presentes à solenidade, o Chefe do Subdepartamento de Administração de Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo; comandantes, chefes e diretores de OM da GUARNAE-GL, além de militares e civis do efetivo da DIRAP.

Descerramento do Retrato nas Galerias de Ex-Subdiretores

       Antecedendo à cerimônia de Passagem de Cargos, foi realizado o Descerramento do Retrato de Subdiretor de Pessoal Militar na respectiva galeria.

       Na ocasião, o Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Júnior, subdiretor de março de 2019 a março de 2021, descerrou seu quadro e recebeu homenagem pelo trabalho executado.

 

Texto: ASP QOCon REP Paraguassú
Edição: 1T QOCon REP Paola
Imagens: 2S Rocha

         Desde o dia 29 de abril, funciona na entrada da Base Aérea do Galeão, o Posto de Vacinação contra a Covid-19 sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB),  na Ilha do Governador. A inauguração do posto é uma parceria firmada entre o Comando Conjunto Leste (C Cj L) e a Prefeitura do Rio de Janeiro. Este é o segundo posto inaugurado pela FAB e o sétimo posto a cargo das três Forças Armadas, incluindo Exército e Marinha, que compõem juntos o Comando Conjunto Leste.

          Todos os locais de vacinação contra o coronavírus a cargo do C Cj L seguem o calendário estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h às 12h.

 

A DIRAP recebeu, no dia 20 de abril, a visita do Comandante-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares que, além de conhecer as instalações realizou apresentação para os comandantes de OM subordinadas ao COMGEP, no Rio de Janeiro.

     A comitiva contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar, Marcos Vinicius Rezende Mrad, e do Chefe do Estado-Maior do COMGEP, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto.

     O anfitrião, o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, fez uma apresentação sobre as atividades e metas das subdiretorias, assessorias e SEREPs ao Comandante-Geral e sua comitiva. “Estamos trabalhando para dar maior celeridade aos processos e alcançar as novas metas traçadas”, disse o diretor que apresentou dados do Sistema de Serviço Social, dos processos de seleção e incorporação de militares, da Assessoria Jurídica, dentre outros.

     Em sua apresentação, o Comandante-Geral do Pessoal apresentou sua Diretriz de Comando e destacou que a principal meta é o apoio ao homem, para isso, demonstrou, por exemplo, pontos como a ampliação do AGHUse e outros projetos da Diretoria de Saúde; o aprimoramento do ensino, dentro das metas para a Diretoria de Ensino; projetos como o PFV, o do Graduado-Master e o recente Manual de Conduta sobre o tema “Assédio Moral e Sexual” ainda em fase de criação de GT.

     “Os canais de comunicação estão abertos aos senhores para mantermos o alinhamento das ações em busca de resultados cada vez mais eficazes”, destacou o Major-Brigadeiro Reis ao final de sua apresentação aos comandantes, chefes e diretores de OM subordinadas ao COMGEP.

     Estiveram presentes: o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; os Brigadeiros Médicos Julio Cesar da Gama Apolinário, Marcos Vieira Maia, Cloer Vescia Alves e Carla Lyrio Martins, subdiretores da DIRSA; o Subdiretor do Pessoal Militar, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto; o Comandante da UNIFA, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; dentro outros comandantes.

 

Texto: 1T QOCOn REP Paola
Fotos: 2S Rocha

     O Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica do Galeão, Suboficial Edmar Brum da Camara, ministrou palestra “Criando e fortalecendo elos” para os graduados eleitos padrão no ano de 2020 das OM da Guarnição, no auditório da Diretoria de Administração do Pessoal, no dia 11 de março.

     Durante a primeira parte do encontro, o palestrante citou o comprometimento, transparência e humildade como fatores preponderantes para o posto de liderança e levantou uma reflexão aos 20 graduados presentes: “Dai-me oportunidade que te mostrarei quem sou!”. Explanou ainda sobre a importância de se fazer valer atitudes íntegras tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

     Na ocasião, o Diretor da Administração de Pessoal e Comandante da GUARNAE-GL, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, parabenizou os graduados presentes e reconheceu o trabalho de todos, reforçando ainda, a responsabilidade de cada um no trabalho em conjunto com o Graduado-Master dentro de suas unidades: “Quero parabenizá-los por serem militares selecionados padrão das respectivas unidades, isso é graças ao trabalho, profissionalismo e dedicação dos senhores”, disse.

     Também proferiu algumas palavras, o Tenente Capelão Givaldo Rafael Ladislau Barros, capelão da DIRAP e da GUARNAE-GL, que relembrou seu tempo como graduado, parabenizou todos os presentes e colocou-se à disposição.

     Este foi o primeiro encontro do Graduado-Master, que assumiu a função em dezembro de 2020, com os graduados padrão. A palestra teve como objetivo estreitar o relacionamento do corpo de graduados da Guarnição com o Graduado-Master.

 

Fonte: DIRAP - Asp Paraguaçú
Edição: 1º Ten Paola - DIRAP
Fotos: 2º Sgt Rocha - DIRAP

Fim do conteúdo da página