Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

      A Diretoria de Administração do Pessoal realizou, no dia 29 de março, a cerimônia militar de alusiva à transmissão dos Cargos de Subdiretor de Pessoal Militar, do Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Júnior ao Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto, e de Subdiretor do Serviço Militar, do Coronel de Infantaria Manoel Gomes da Silva Neto de Queiroz ao Coronel de Infantaria Idnar Capanema da Cunha. A solenidade, reduzida em virtude da pandemia da Covid-19, foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.

       Durante a passagem de cargo de Subdiretor de Pessoal Militar, o Brigadeiro do Ar Lélio, agradeceu por todo aprendizado e tempo passado na Diretoria: “A carreira militar proporciona momentos singulares em nossas vidas, oportunidades em que podemos não apenas crescer no campo profissional e pessoal, mas também contribuir para aprimoramento da nossa Força Aérea”. Em seguida, reconheceu a atuação da equipe da SDPM e dedicou palavras de incentivo e sucesso no novo desafio ao Brigadeiro do Ar Renato, seu colega de turma.

       Por sua vez, o Coronel Queiroz, em seu discurso mencionou o apoio que teve durante sua passagem pela SDSM, desejou sucesso ao Coronel Idnar e aproveitou a oportunidade para agradecer, nominalmente, a todos com quem trabalhou direta e indiretamente. “Agradeço a Força Aérea Brasileira pelas inúmeras oportunidades bem como por ter contribuído na formação e no fortalecimento de valores que são imprescindíveis aos cidadãos de bem e ao crescimento do nosso Brasil”, disse.

       O Diretor, Brigadeiro do Ar Braga, proferiu palavras de agradecimento e reconhecimento ao trabalho de todos os envolvidos e deu as boas-vindas aos novos subdiretores: “Toda gestão de sucesso nada mais é do que o reflexo dos recursos vivos que, uníssono, formam um todo harmônico e sinérgico. Aqueles que se empenham por bem em executar as suas incumbências, têm cumprido o seu dever! E esses mantêm ativa a dinâmica de nossas engrenagens”, falou.

       Estiveram presentes à solenidade, o Chefe do Subdepartamento de Administração de Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo; comandantes, chefes e diretores de OM da GUARNAE-GL, além de militares e civis do efetivo da DIRAP.

Descerramento do Retrato nas Galerias de Ex-Subdiretores

       Antecedendo à cerimônia de Passagem de Cargos, foi realizado o Descerramento do Retrato de Subdiretor de Pessoal Militar na respectiva galeria.

       Na ocasião, o Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Júnior, subdiretor de março de 2019 a março de 2021, descerrou seu quadro e recebeu homenagem pelo trabalho executado.

 

Texto: ASP QOCon REP Paraguassú
Edição: 1T QOCon REP Paola
Imagens: 2S Rocha

     O Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica do Galeão, Suboficial Edmar Brum da Camara, ministrou palestra “Criando e fortalecendo elos” para os graduados eleitos padrão no ano de 2020 das OM da Guarnição, no auditório da Diretoria de Administração do Pessoal, no dia 11 de março.

     Durante a primeira parte do encontro, o palestrante citou o comprometimento, transparência e humildade como fatores preponderantes para o posto de liderança e levantou uma reflexão aos 20 graduados presentes: “Dai-me oportunidade que te mostrarei quem sou!”. Explanou ainda sobre a importância de se fazer valer atitudes íntegras tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

     Na ocasião, o Diretor da Administração de Pessoal e Comandante da GUARNAE-GL, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, parabenizou os graduados presentes e reconheceu o trabalho de todos, reforçando ainda, a responsabilidade de cada um no trabalho em conjunto com o Graduado-Master dentro de suas unidades: “Quero parabenizá-los por serem militares selecionados padrão das respectivas unidades, isso é graças ao trabalho, profissionalismo e dedicação dos senhores”, disse.

     Também proferiu algumas palavras, o Tenente Capelão Givaldo Rafael Ladislau Barros, capelão da DIRAP e da GUARNAE-GL, que relembrou seu tempo como graduado, parabenizou todos os presentes e colocou-se à disposição.

     Este foi o primeiro encontro do Graduado-Master, que assumiu a função em dezembro de 2020, com os graduados padrão. A palestra teve como objetivo estreitar o relacionamento do corpo de graduados da Guarnição com o Graduado-Master.

 

Fonte: DIRAP - Asp Paraguaçú
Edição: 1º Ten Paola - DIRAP
Fotos: 2º Sgt Rocha - DIRAP

Em 12 de fevereiro, a DIRAP realizou a cerimônia de Passagem de Cargo de Diretor de Administração do Pessoal, do Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Júnior ao Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga. A solenidade foi presidida pelo Comandante Geral do Pessoal, Tenente Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, e prestigiada por comandantes de OM da cidade do Rio de Janeiro, com número limitado de convidados respeitando as orientações de distanciamento em virtude da pandemia da Covid-19.

         O Brigadeiro Lélio, estava no cargo interinamente desde 03 de novembro de 2020, fez um discurso de despedida emocionado, no qual relembrou os desafios assumidos e vencidos neste ano de crise de saúde mundial, e agradeceu aos seus antecessores, aos subdiretores e ao efetivo. “Neste momento de pandemia, mantivemos a DIRAP operante, nada foi paralisado, nos adaptamos às restrições e fizemos melhorias em instruções normativas, nos avisos de convocação de militares temporários e vimos a oportunidade de informatizar mais alguns processos, disse o Brigadeiro, que permanece no cargo de Subdiretor de Pessoal Militar.

           Em suas palavras, o Tenente Brigadeiro Lourenço parabenizou o diretor substituído, agradeceu ainda ao Major Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, Diretor de Administração do Pessoal no período de abril a novembro de 2020 e, atualmente Subcomandante da Escola Superior de Guerra (ESG), e desejou sucesso ao novo diretor. “Conheço o Braga desde cadete. Ele tem brilho nos olhos e desde novo demonstrou as qualidades de liderança. Tenho certeza que guiará com excelência a equipe da DIRAP”, finalizou.

           Estiveram presentes à solenidade: o Chefe do Estado Maior do COMGEP, Major Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel; o Comandante do III COMAR – COMAR Leste, Major Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; entre outros oficiais generais, comandantes, chefes, diretores e prefeitos, e os Graduados-master da Guarnição de Aeronáutica do Galeão, Suboficial Edmar Brum da Câmara e da GUARNAE-RJ, Suboficial Olavo José de Oliveira Guerreiro.

Descerramento do Retrato na Galeria de Ex-Diretores

          Antecedendo à cerimônia de Passagem de Cargo, foi realizado o Descerramento do Retrato de Diretor Substituído, na Galeria da unidade, e as boas-vindas ao novo diretor. A solenidade foi interna e acompanhada por subdiretores e militares do efetivo.

         Na ocasião, o Major Brigadeiro Codinhoto — diretor no período de abril a novembro de 2020 — e o Brigadeiro Lélio — diretor interino de novembro de 2020 a fevereiro de 2021 —, descerraram seus respectivos quadros.

 

 Texto: ASP QOCON REP Paraguassú

Edição: 1T QOCON REP Paola

Imagens: 2S Rocha

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 08 de Dezembro, a desinfecção nas instalações da DIRAP pela equipe do Primeiro Batalhão de Defesa Química Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), do Exército Brasileiro.

A missão contou com 14 militares que realizaram procedimentos técnicos a fim de desinfectar as áreas comuns da DIRAP, sendo utilizados os produtos químicos BX24 (Uso Material) e BX29 (Uso pessoal), tais produtos não são prejudiciais a saúde de humanos, mas precisaram de um tempo de 30 a 35 min para começarem a agir.

        O tempo total de duração da missão foi de 1h e 30min.

 

A DIRAP realizou, em 26 de fevereiro, a cerimônia de Passagem dos Cargos de Subdiretor de Pessoal Civil e Subdiretor de Veteranos e Pensionistas, do Coronel Intendente Marcelo Tenório de Carvalho ao Coronel Aviador João Spencer Ferreira da Costa Junior e ao Coronel Intendente Marconi Bentes Mangabeira Rocha Junior, respectivamente. A solenidade foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.

Legenda:  Cel Spencer, Cel Marconi, Cel Tenório, Brig Ar Lélio e Brig Ar Braga

Em seu discurso, o Cel Int Tenório, usou como introdução o poema original “Navegação à deriva” de Marcus Vinícius Quiroga — seu cunhado falecido em virtude do coronavírus — em solidariedade às vítimas e aos seus familiares da pandemia da Covid-19. Relembrou também desafios assumidos, agradeceu aos seus antecessores, à Diretoria e ao efetivo. “Tive o privilégio de navegar à deriva nos mares da administração do pessoal da Aeronáutica. Não que estivesse sem norte, muito pelo contrário, mas por saber que contava com experientes navegadores a bordo, pude explorar mares nunca antes navegados por mim, exercitando, assim, a visão além do mar à vista”, disse.

Legenda: Cel Tenório

O Diretor, Brig Ar Braga agradeceu ao subdiretor substituído pela oportunidade da convivência, parceria e lealdade, e disse: “Embora nós tenhamos trabalhado juntos por pouco tempo, seu esforço e sua exemplar competência na condução das Subdiretorias é algo nítido. Cel Tenório pode ter certeza que o senhor, neste momento, faz parte da história da DIRAP”. Ao final, parabenizou e deu boas-vindas ao Cel Spencer e ao Cel Marconi.


Legenda: Brig Ar Braga (esq) e Cel Spencer (dir)


Legenda: Brig Ar Braga (esq) e Cel Marconi (dir)

Estiveram presentes à solenidade, o Diretor de Administração da Aeronáutica, Major Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra; o Subdiretor de Pessoal Militar, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; comandantes, chefes e diretores de OM da GUARNAE-GL, além de militares e civis do efetivo da DIRAP. O público foi reduzido e a cerimônia seguiu as orientações de distanciamento em virtude da pandemia da Covid-19.

Descerramento do Retrato nas Galerias de Ex-Subdiretores

 Antecedendo à cerimônia de Passagem de Cargos, foi realizado o Descerramento dos Retratos de Subdiretor de Pessoal Civil e Subdiretor de Veteranos e Pensionistas, nas respectivas galerias.

Na ocasião, o Coronel Tenório — Subdiretor interino de Pessoal Civil – de agosto de 2020 a janeiro de 2021 – e Subdiretor interino de Veteranos e Pensionistas de fevereiro de 2020 até fevereiro de 2021 —, descerrou seus respectivos quadros.


Navegação à deriva 
de Marcus Vinícius Quiroga

Quem navega à deriva

sabe que há vida além dos mares nos mapas

além das bússolas, astrolábios, diários de bordo

além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos

 

Quem navega à deriva

acredita que há nos mares miragens, portos

inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas

água potável, aves voando sobre terra, vertigem

 

Quem navega à deriva

aprende que há mares dentro do mar à vista

profundidade secreta, origem do mundo, poesia

escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido

 

Quem navega à deriva

se perde da costa, do farol na torre, dos olhares

atentos, dos radares, das cartas de navegação

imigra para mares de imprevista dicção

 

Texto: ASP QOCon REP Paraguassú
Edição: 1T QOCon REP Paola Bittencourt
Imagens: 2S Victor

Em comemoração ao Dia da Infantaria da Aeronáutica, o Diretor de Administração do Pessoal, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Júnior, reuniu oficiais, graduados e praças Infantes da DIRAP, em cerimônia interna, nesta sexta-feira, 11 de dezembro.

A Ordem do Dia do Comando de Preparo ressaltou as adversidades do ano de 2020, em decorrência das restrições advindas da Pandemia da Covid-19. “Um ano de fortes desafios, colocando à prova o Espírito Combativo da tropa. Desafios diante dos quais, a Infantaria, sempre altaneira, com braço forte e peito erguido, manteve seus fuzis em permanente vigilância, balizados pelo compromisso de defender na terra o domínio do ar.”

Estiveram presentes, o Subdiretor de Veteranos e Pensionistas, Cel Int Marcelo Tenório de Carvalho, o Subdiretor do Serviço Militar, Cel Inf Manoel Gomes da Silva Neto de Queiroz, o Chefe da Divisão de Adidos, Cel Av Ricardo Pinto Ribeiro, além de chefes de setores e militares convidados.

A Ação Natal Solidário realizada pela Capelania Evangélica da DIRAP e pela SESO-GL, realizadas durante o mês de dezembro na GUARNAE-GL foi um sucesso. A arrecadação superou todas as expectativas e muitas famílias da Comunidade do Esqueleto, em Jardim Gramacho puderam ser atendidas.

As doações foram entregues no último dia 21, no total foram 188 cestas básicas (2545 toneladas de alimentos) e 126 litros de água mineral, podendo atender a 190 famílias.

        

 

 

Fim do conteúdo da página