Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Iate Clube do Rio de Janeiro presta homenagem à FAB há mais de 40 anos
Início do conteúdo da página

Há quatro décadas o Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) rende homenagens à FAB pelo Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira e, no último 24 de outubro o tradicional almoço no salão nobre do clube reuniu membros e militares em momento de confraternização e troca de conhecimento.

 Na ocasião, o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do ICRJ Hélio Lyra de Aquino Junior, subiu ao palco para realizar a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico ao Comodoro. O clube foi a única instituição civil a receber a comenda neste ano, na cerimônia da OMA em Brasília. O Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, fez então a imposição simbólica da comenda no estandarte da instituição.

Em seu discurso, o Comodoro Vicente Ferreira de Arruda Coelho Filho relembrou as palavras do atual Comandante da Aeronáutica em sua cerimônia de posse. E prosseguiu: “Para nós, esta homenagem é um dever cívico que nos deixa orgulhosos. No próximo ano vamos comemorar os 100 anos de fundação do ICRJ, que começou com uma pequena escola de aviação. Nossa relação com a aeronáutica sempre foi muito forte”, relembrou.

Representando a FAB, o Subdiretor de Pessoal Militar da DIRAP, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior, relembrou seus tempos ainda garoto no Pará e sua ligação com as atividades aquáticas. “Precisava atravessar o rio todos os dias para ter acesso à escola”, comentou o Brigadeiro Lélio, que ainda fez breve retrospectiva histórica do ICRJ.

Dentre as autoridades que prestigiaram a cerimônia estavam o Comandante da Universidade da Força Aérea Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto; o Subcomandante da Escola Superior de Guerra, Major-Brigadeiro do Ar Leônidas de Araújo Medeiros Junior; o Diretor do Clube de Aeronáutica Major-Brigadeiro do Ar Marco Antônio Carballo Perez, dentre demais oficiais generais e superiores de unidades do Rio de Janeiro.

Fim do conteúdo da página