Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DIRAP engaja efetivo em Exercício de Campanha
Início do conteúdo da página

A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) realizou, no dia 16 de agosto, Exercício de Campanha para todo o efetivo, nas dependências do Parque de Material Bélico do Rio de Janeiro (PAMB-RJ). Cerca de 350 militares participaram da marcha de oito quilômetros e das oficinas de instrução relativas ao serviço de guarda e segurança da OM.

Dentre os objetivos do treinamento, os mais importantes foram relembrar conhecimentos e proporcionar ao efetivo uma atividade tipicamente militar, segundo explicou o Coordenador e Subdiretor de Serviço Militar da DIRAP, Coronel Infantaria Almir Pinto de Lima: “Nosso planejamento foi elaborado para apresentar alguns procedimentos de segurança voltados a quem tira serviço de guarda e segurança, para fins de saberem como proceder em algumas situações inopinadas. E também reviver um momento para podermos destacar o militarismo, disciplina e vibração da tropa”.

— “Tenho convicção de que saímos dessa marcha com o moral mais elevado e muito mais preparados para lidar com possíveis eventualidades no serviço, de maneira mais segura para nossas vidas, companheiros e instalações”, relatou o Cabo Jonathan Lopes de Albuquerque Murucci, destacando o espírito de corpo entre o efetivo como um dos pontos altos do exercício. “Ficamos lado a lado, zelando para que todos chegassem bem até o fim da atividade”, disse o Cabo Murucci. O saldo final foi de apenas uma baixa de uma militar com dores no joelho.

 Outro ponto destacável foi o trabalho da Intendência com eficiente planejamento operacional da logística de apoio ao homem, atuando para suprir todas as demandas e necessidades, antecipando-se para que o objetivo de adestramento da tropa fosse alcançado com sucesso. “Todos os horários foram cumpridos conforme planejamento divulgado ao efetivo e houve suporte em todos os momentos, desde o café da manhã, até o retorno de todos os militares à DIRAP”, ressaltou a Coordenadora de Logística do Exercício de Campanha, Capitão Intendente Thaís de Jesus Pires de Souza.

Durante toda a marcha, os militares, divididos em 15 grupamentos entoaram canções militares e gritos de guerra. “Gostei muito do exercício, foi importante para relembrarmos os valores militares e para promover a integração do efetivo”, avaliou a 1º Tenente QOAP Serviço Social, Rúbia de Kássia Alexandre Silva.

 

O Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, destacou o adequado planejamento para que tudo ocorresse conforme previsto, além da vibração e participação ativa da tropa. “Hoje, nós vivenciamos momentos que conhecemos em nossa época de alunos e obtivemos êxito na missão.Esta é uma atividade que consta do nosso PTA e foi importante para sairmos da rotina administrativa”, comentou o Diretor que, visto o sucesso do exercício, já vislumbra novas atividades operacionais: “Até o final deste ano teremos mais uma marcha, desta vez com acampamento”, anunciou.

O Exercício de Campanha da DIRAP teve o apoio da ALA 11 com o Grupo de Segurança e Defesa do Galeão (GSD-GL) no policiamento, na segurança e nos apoios ao deslocamento em caminhões tropa, de Equipe de Instrução para as oficinas e de material de campanha; a DIRSA com apoio médico e de ambulância, e o Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), juntamente com elementos dos Grupamentos de Apoio da área do Rio de Janeiro, com alimentação, sanitários e estrutura de barraca de campanha para as oficinas.

 

Fim do conteúdo da página