Nos dias 1º, 02 e 03 de abril de 2025, o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) sediou a Semana SIPACEA 2025, reunindo integrantes que compõem as Assessorias de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo (ASSIPACEA) dos Destacamentos Subordinados ao CINDACTA II e também contou com a participação de componentes da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo (SIPACEA) 1, 3, 4, Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Um evento de grande relevância para a Promoção da Segurança Operacional, com o objetivo de apresentar e discutir temas importantes e essenciais para os controladores de tráfego aéreo e para o setor de Monitoramento da Segurança Operacional.

A abertura do evento contou com a presença do Sr. Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Regilânio Isaias Aguiar de Melo, que deu as boas-vindas e desejou que todos aproveitassem ao máximo os assuntos e conhecimentos agregados para manter a Segurança do Espaço Aéreo Brasileiro. Na sequência, o Sr. Tenente Coronel Pogianelo, Chefe da SIPACEA 2, apresentou o QTS com os temas previstos para a semana e também para discussão no último dia, na “Mesa Redonda”. Destacou que o principal objetivo do evento era padronizar procedimentos dos “Elos ASSIPACEA”, fins de assessoramento aos seus Comandantes dos Provedores do Serviço de Navegação Aérea - PSNA, e para divulgação aos controladores dos Destacamentos.

O evento contou com palestras de diversos assuntos, dentre eles: Padronização de Lançamentos de Ocorrências no Sistema de Informações Gerenciais do Subsistema de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (SIGCEA); Inserção de Ocorrências no Portal Único de Notificação; Políticas e Objetivos da Segurança Operacional; Supervisão de Desempenho dos Índices que Monitoram o Espaço Aéreo; Garantia e Promoção de Segurança Operacional; Protocolos Seguidos em Vistorias Operacionais; e Efetivo e Atribuições das SIPACEA; os quais foram ministrados pelos Sargentos Diana, Guiovana, Tertuliano, Danilo Mendes e Cristina, ambos integrantes da SIPACEA 2.

Também tivemos a participação do Coronel R1 Aviador Alexander, do CENIPA, que ministrou sobre Incursão em Pista; do Tenente R1 Arestides, da Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA) pertencente ao DECEA sobre Fundamentos do Gerenciamento da Segurança Operacional, e Novas Ferramentas do Gerenciamento do Risco à Segurança Operacional (GRSO); do Major Pessette e Suboficial Angelica, do CINDACTA II (Setor de Doutrina Operacional) sobre a Contribuição da Doutrina Operacional nos Órgãos de Controle de Tráfego Aéreo; e a respeito dos assuntos que envolvem o Fator Humano, tivemos a psicóloga civil Claudia Daemon, do CRCEA-SE, que abordou o tema Gerenciando o Risco à Fadiga; a psicóloga civil Rosângela, do DECEA, sobre Fatores Humanos no Gerenciamento da Segurança Operacional e; da Tenente Larissa, do CINDACTA II, integrante da SIPACEA 2, sobre Processo a Ser Seguido Pós Ocorrência de Tráfego Aéreo.

Esse encontro evidenciou que a interação entre os Elos da Segurança Operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) é essencial, necessária e colaborou significativamente para a promoção de diversos temas sensíveis à Segurança Operacional do Serviço de Controle de Tráfego Aéreo do Brasil.
Texto: 1S QSS BCT Francine Costa
Foto: 1S QSS SMU R. Rodrigues
Redes Sociais