Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Slideshow > Comemoração dos 40 Anos do COI II – Um Marco de Excelência e Inovação
Início do conteúdo da página

Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, tivemos a honra de celebrar com grande orgulho os quarenta anos de funcionamento do II Centro Operacional Integrado (COI II). Este é um momento não só de comemoração, mas também de reflexão sobre a trajetória repleta de desafios e conquistas que marcam um capítulo vital na história da Força Aérea Brasileira (FAB).


A cerimônia foi presidida pelo Chefe da Divisão Técnica, Coronel Especialista em Comunicações, Marcos Paulo Calderal, acompanhado do Subcomandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Marcelo Cavalcante de Sá, do Graduado Máster da Guarnição de Aeronáutica de Curitiba, SubOficial Vinicius Godoy. Além disto, comandou a Tropa da Divisão Técnica, Divisão de Operações e Divisão de Administração, o Chefe do COI II, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Fábio Nunes de Oliveira.

Na ocasião, foram homenageados os Veteranos do COI II, que receberam Certificados das mãos do Coronel Calderal; do Subcomandante, Coronel Marcelo; do Chefe da Divisão de Operações, Tenente-Coronel Aviador, Luiz Eduardo de França Scovino; e do Graduado Master, Suboficial Vinicius Godoi, em agradecimento à excelente participação deles na História do COI II.


Durante a solenidade, discursou o Chefe da Divisão Técnica, Coronel Calderal, relatando um pouco sobre o histórico do COI, e a grandiosidade em comemorar esta data tão excepcional para o CINDACTA II, sendo o Centro Operacional Integrado tão importante para a aviação do país. “Ao ouvirmos o aúdio da transferência do Controle do Espaço Aéreo do “Cone Sul”, do ACC-PA para o ACC-CW, em 15/02/1985, sentimos a vibração e o orgulho do dever cumprido expressos na voz do então 2S Gazzola, hoje Capitão reformado e presente nesta cerimônia. Neste momento, presto continência e agradeço aos veteranos que abrilhantam o nosso evento. Os Senhores são parte indissociável e inesquecível da história do COI II. Sejam bem-vindos e tenham certeza de que os jovens que hoje integram o nosso efetivo, mantêm o profissionalismo e o amor à pátria ensinados pelos Senhores.”, disse o Chefe da Divisão Técnica homenageando aos Veteranos presentes e continuou seu discurso agradecendo ao Efetivo do COI II. “Dirijo-me também ao efetivo do COI II, mulheres e homens que escolheram “a audácia, o dinamismo e a dedicação”. Orgulhem-se de sua profissão, pois as Senhoras e os Senhores contribuem diretamente para a defesa de nossa soberania, para a segurança e a fluidez no controle de mais de 400 mil tráfegos anuais, e para a integração e o desenvolvimento econômico de nosso país. Portanto, vocês fazem a diferença! Parabéns pelos 40 anos COI, sucesso e mantenham sempre acesa a chama herdada de nossos antecessores.”, concluiu Coronel Calderal.

O COI II, localizado no coração do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA II, teve suas fundações lançadas em 1982, sendo inaugurado oficialmente em 15 de fevereiro de 1985. Diferente de outros centros operacionais da FAB, o COI II foi projetado para ser oculto e subterrâneo, com uma robustez capaz de resistir a ataques de grande magnitude. Com 12.124,07 m² de área construída e uma profundidade de cerca de 17 metros, o COI II é uma verdadeira joia da engenharia, sendo projetado pelo renomado engenheiro José Carlos Sussekind, cuja obra reflete excelência e grandiosidade.

Este centro de operações tem sido essencial para a gestão do espaço aéreo nacional, abrangendo áreas de intenso tráfego nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, e parte do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo e São Paulo. O COI II tem, com competência, a responsabilidade por mais de 30% do tráfego aéreo do Brasil, registrando até 2.500 movimentos aéreos por dia. Sua missão vai além do controle do tráfego: o COI II desempenha um papel fundamental na defesa do espaço aéreo, combate a atividades ilícitas, apoio a aeronaves em situações de emergência e até mesmo na realização de missões humanitárias.

Essa trajetória só foi possível graças ao trabalho incansável e à dedicação de seus profissionais. O capital humano do COI II é um dos seus maiores diferenciais: homens e mulheres altamente capacitados, militares que se mantêm constantemente atualizados e engajados com as mais avançadas tecnologias, garantindo sempre a excelência nos serviços prestados.

O COI II sempre se destacou pelo pioneirismo. Um exemplo notável dessa marca foi a sua participação no programa de absorção de tecnologia da França, quando o Brasil buscava independência tecnológica. A criação do software X-4000 possibilitou ao Brasil total autonomia na manutenção e adequação do sistema, com custos reduzidos e máxima eficiência. Outra inovação importante foi o desenvolvimento do sistema Sagitário, em parceria com a Atech, que revolucionou a navegação, comunicação e vigilância no controle do nosso espaço aéreo. O COI II foi pioneiro ao receber a versão 2.1 do sistema em 2010, demonstrando, mais uma vez, sua vanguarda no campo da tecnologia aeronáutica.

Neste aniversário de 40 anos, o COI II não é apenas um centro de operações, mas um símbolo de audácia, dinamismo e dedicação. Como está gravado na entrada deste espaço, “Os homens que aqui passam escolheram a audácia, o dinamismo e a dedicação. Se você é um deles, seja bem-vindo ao CINDACTA II.”

Parabéns a todos os envolvidos nessa jornada histórica! Que o COI II continue a ser um farol de inovação, dedicação e compromisso com a defesa e o progresso do Brasil, sempre mirando um futuro de sucesso, segurança e excelência.

 

Assessoria de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 2T Chiquini
Fotos: 1S R.Rodrigues / S2 Pasquini
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.