O que é o EXAR?
Procedimento anual que visa a atualização de dados e regularização da situação militar do pessoal da reserva, considerando uma possível necessidade de mobilização. Atualmente o prazo considerado pelas Forças Armadas para mobilização é de 5 anos.
Quem participa do EXAR?
Todos os ex-militares da reserva não remunerada que encerraram o tempo de serviço militar nos últimos 5 anos, sendo considerado neste cômputo o ano em que ocorreu o desligamento. Ex: supondo o desligamento ocorrido em 2020, o reservista deverá realizar o EXAR nos anos de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024.
Militar da reserva remunerada deverá realizar o EXAR?
Não há necessidade, haja vista que os dados dos militares da reserva remunerada são tratados automaticamente pela Seção Mobilizadora.
Como realizar o EXAR?
Nos primeiros 4 anos, a apresentação poderá ser via internet ou presencial. Já no último ano a apresentação obrigatoriamente deverá ser presencial.
- Pela internet: de 1º de dezembro do corrente ano a 31 de janeiro do ano seguinte (link: https://exarnet.eb.mil.br).
- Presencial: de 09 a 16 de dezembro na Seção Mobilizadora do CINDACTA II, numa Organização Militar (OM) das Forças Armadas mais próxima de sua residência ou numa Junta do Serviço Militar (JSM). Se você se encontra no exterior, apresente-se na Repartição Consular do Brasil.
Caso o reservista perca os prazos, ficará com pendência e deverá regularizar sua situação a qualquer tempo, através da apresentação presencial e com o recolhimento da multa devida por atraso, quando será emitido o Certificado de Reservista atualizado.
Texto: Cap Mateus
Redes Sociais