No dia 03 de outubro de 2024 entrou em vigor a nova circulação visual para Área de Controle Terminal Florianópolis – TMA FL, projeto que estava no escopo da reestruturação das Terminais Curitiba e Florianópolis, iniciado em 2022. A circulação visual de Florianópolis foi elaborada num trabalho conjunto entre a Seção de Tráfego Aéreo (OTTA) do CINDACTA II, DTCEA-FL, ICA, e contou também com a participação dos usuários da circulação aérea geral (CAG).
Nova REA Florianopolis FONTE AISWEB
A nova circulação visa o ordenamento do tráfego de aeronaves voando sob regras de voo visual (VFR) na TMA-FL e na projeção dos seus limites laterais, mediante adequação da estrutura do espaço aéreo e estabelecimento de Rotas Especiais de Aeronaves em Voo Visual (REA), contribuindo diretamente para o aumento da segurança operacional e da fluidez dos voos VFR na TMA-FL.
Tendo em vista a crescente demanda de movimentos para o aeródromo de Costa Esmeralda (SDEN), a REA foi ajustada com objetivo de organizar de maneira segura a circulação para o aeródromo, foram criados corredores exclusivos para acesso ao aeródromo, cujo objetivo principal será diminuir os impactos das chegadas e saídas de SDEN com a circulação IFR da TMA-FL para os aeródromos de Navegantes (SBNF) e Florianópolis (SBFL).
Antiga REA Florianopolis FONTE AISWEB
Umas das novidades será a setorização das frequências de coordenação entre aeronaves (FCA). Na porção não controlada da TMA foram criados 3 (três) setores de auto coordenação, com intuito de melhorar a consciência situacional dos pilotos, que deverão realizar as comunicações em uma frequência específica para uma porção limitada de espaço aéreo, eliminando o uso da frequência livre (123.45 MHz) para essas regiões.
As regras da nova circulação foram publicadas na AIC N22/24, bem como na Carta de Corredores Visuais, que podem ser acessados no site da AISWEB.
Texto: Ten Cel Av Luiz Eduardo de FRANÇA Scovino – Chefe da Divisão de Operações
do CINDACTA 2 / 1S BCT ALISON Fraga da Silveira
Fonte das imagens: AISWEB
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