No dia 07 de setembro aconteceu o tradicional Desfile Cívico-militar em Curitiba, que celebrou a Proclamação da Independência do Brasil. O evento que todos os anos reúne milhares de pessoas na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico da cidade, foi comemorado com um dia de muito sol na Capital, e prestigiado pelos curitibanos e por diversas autoridades civis e militares do Estado do Paraná.
As atividades começaram às 08horas da manhã com revista às tropas, primeiramente pelo comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada Márcio Ricardo Grala e, mais tarde, pelo comandante da 5ª Divisão de Exército, general de Divisão Ricardo José Nigri, acompanhado do Secretário de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, representando o Governador Carlos Massa Junior.
Organizado pelo Governo do Estado do Paraná e pela 5ª Divisão de Exército, o evento iniciou às 09horas da manhã com cerca de 6.200 pessoas desfilando, entre civis e militares. Alunos das Escolas Civis, Cívico-militares e Colégio Militar de Curitiba, seguidas pelas demais associações e agremiações participantes.
Na sequência, a apresentação militar em frente ao Palanque das Autoridades, com o desfile da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, seguidos de Bombeiros e Policiais Civis e Penais. Além da participação de instituições governamentais não militares, como a Defesa Civil. O desfile também contou com grupamentos de Cavalos composto por integrantes do Clube de Cavalo do Paraná, da Polícia Militar, além de quatro aeronaves do Governo do Estado.
A tropa do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - CINDACTA II, desfilou sob o comando da Tenente-Coronel Intendente Sabrina Bizarrias Pereira da Silva, ao som do Hino dos Aviadores, executado pela Banda de Música da Organização Militar, sob a regência do 2° Tenente Especialista Músico, Rafael Bezerra de Souza. No total, das seis Tropas, cinco delas foram Comandadas por militares mulheres.
Os grupamentos foram compostos por aproximadamente 390 militares, sendo Oficiais, Graduados e Praças da aeronáutica, entre eles, Oficiais médicos, músicos e tripulantes da aeronave administrativa do CINDACTA 2, o C-98 CARAVAN. São pilotos especializados na atividade aérea e mecânicos responsáveis pela manutenção da aeronave.
Para encerrar o Desfile da Força Aérea Brasileira, a última tropa foi da Infantaria da Aeronáutica, que integra o Grupo de Segurança e Defesa de Curitiba - GSD.
Na ocasião, o CINDACTA II também contou com a presença do Comandante Coronel Aviador Regilânio Isaias Aguiar de Melo, do SubComandante Coronel Aviador Marcelo Cavalcante de Sá, do Graduado-Master SubOficial Luis Alfredo de Campos Lisboa, e uma equipe de apoio especializada, composta por militares da Segurança, Rancho, Comunicação Social, Garagem e Saúde.
Ao final do evento, foi apagado o Fogo Simbólico disposto ao lado do palco das autoridades. A pira foi acesa no dia 02 de setembro, no Palácio Iguaçu, marcando o início da Semana da Pátria.
Assessoria de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 2T Chiquini
Fotos: 2S R Rodrigues / S1 Meireles / S1 Souza Cruz / S1 Dias / S2 Vieira
Redes Sociais