Na manhã desta segunda-feira (02), o Palácio Iguaçu foi palco da cerimônia de abertura da Semana da Pátria em Curitiba. O evento foi presidido pelo vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana, acompanhado do Comandante da 5ª Divisão do Exército, general de Divisão Ricardo José Nigri.
Na ocasião, o CINDACTA II foi representado pelo Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Coronel Aviador Regilânio Isaias Aguiar de Melo, e pela tropa composta por militares da GUARNAE-CT, comandado pelo 2° Tenente Neves Lima.
Alunos da rede estadual, entre colégios cívico-militares e de educação especial, forças de segurança do Estado – como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica –, além da Marinha e da Força Aérea, participaram do evento, que contou ainda com o acendimento da Pira com Fogo Simbólico da Pátria. Ela representa a esperança, a fé e a força dos brasileiros pela manutenção da Independência e da soberania Nacional.
O veterano da Polícia Militar do Paraná e integrante da Liga da Defesa Nacional, coronel Nilson Luiz Salata, realizou o acendimento do fogo que permanecerá aceso até o dia 7 de setembro. “Para mim é um momento ímpar e que aflora em mim o patriotismo que eu tenho pelo Brasil, um país maravilhoso e que nossas crianças, com certeza, terão um excelente futuro, com muita alegria”, opinou Salata, que participa desse momento há 14 anos. Também foi acompanhado por militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira - 1° Sargento Sergio Rodrigues da Silva e 1° Sargento Rebeca Portella de Vasconcelos - e demais forças auxiliares.
A abertura da Semana da Pátria em Curitiba marcou o início das celebrações em todo o país, reforçando a importância da independência do Brasil e do espírito patriótico. As comemorações seguirão ao longo da semana, envolvendo diversas atividades cívicas e culturais, e culmina com o desfile no Centro Cívico no próximo sábado (7).
Também prestigiaram o evento de abertura da Semana da Pátria o secretário da Saúde, César Neves; os deputados Nelson Justus, Márcia Huçulak e Cloara Pinheiro; o desembargador do Tribunal de Justiça e Celso Jair Mainardi.
Assessoria de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 2T Chiquini
Fotos: 2S R Rodrigues / Ari Dias AEN
Redes Sociais