Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > PROJETO PFF-008 REALIZA REUNIÃO NO CINDACTA II
Início do conteúdo da página

Ocorreu nos dias 17 e 18 de julho de 2024, no auditório “Demoiselle” do CINDACTA-II, a reunião do empreendimento PFF-008 (Evolução nos Serviços de Navegação Aérea nas Bacia Petrolíferas – Áreas Oceânicas). Esta reunião contou com a presença de ilustres participantes do SDOP, SDTE, PAME, CISCEA, CINDACTA-II, além de representantes de empresas aéreas e Pilotos offshore, empresas externas como a Nav Brasil e exploradores de Petróleo como a PETROBRAS, ENAUTA e TRIDENT ENERGY. Durante estes dois dias de reunião cumpriu-se uma vasta agenda abrangendo os diversos temas relacionados principalmente a fase atual do projeto na Bacia Petrolífera de Santos, além de indicar os planejamentos da próxima fase de Integração entre as Bacias Petrolíferas de Campos (Campos Sul) e Espírito Santo.

Como marco desta reunião de projeto, pode-se destacar dentre outros a intenção de parceria e cooperação entre o DECEA da empresa exploradora de petróleo ENAUTA, a qual através de seu representante o Sr. João Thiago Machado dos Santos indicou intenções de investimentos em equipamentos e tramitações de dados de VHF e EMS-A na região de seus voos em “Campos Sul” na Bacia de Campos, sul do Rio de Janeiro. Com esta parceria, as plataformas marítimas da empresa ENAUTA, “FPSO ATL” (Atlanta), e 3R3/P63 seriam bases para instalações de novos equipamentos de auxílio a navegação aérea como sistemas de vigilância, comunicações e meteorologia (ADS-B, VHF e EMS-A), proporcionando assim, melhores coberturas nestas localidades, além de possibilitar a fase da integração dos sistemas por toda bacia petrolífera.

O projeto PFF-008 (Evolução dos Serviços de Navegação Aérea nas Bacias Petrolíferas – Áreas Oceânicas) compõe o Programa Estratégico do DECEA (Programa SIRIUS), este Empreendimento é coordenado pelo CINDACTA II e gerenciado pelo Ten Cel Esp CTA Marcus Luiz POGIANELO. Dentre os diversos objetivos, estão o incremento da Segurança Operacional e a estruturação do espaço aéreo na Bacia Petrolífera de Santos, bem como a integração entre as Bacias de Campos, Campos Sul, Santos e Espírito Santo, visando atender à crescente demanda offshore e o desenvolvimento desta estratégica região econômica do pré-sal brasileiro.

“O Ten Cel Pogianelo, especialista em Controle de Tráfego Aéreo e gerente do empreendimento PFF-008, explicou que a importância do projeto está principalmente na melhoria da Segurança Operacional dos voos offshore na região das bacias petrolíferas áreas oceânicas. Destacou a sinergia entre as empresas cooperadoras com o DECEA; empresa Nav Brasil, PETOBRAS e a nova parceira exploradora de petróleo ENAUTA. Informou ainda que este projeto PFF-008 é único, desafiador, duradouro e eficiente, e que visa atender principalmente o desenvolvimento do nosso Brasil na região das bacias petrolíferas conhecida como Amazônia Azul”.

Dentre os objetos previstos no termo de abertura deste grandioso projeto do DECEA, pretende-se estabelecer melhorias na Segurança Operacional da aviação offshore nas Bacia Petrolíferas, região oceânica do pós e pré-sal, especificamente, na Bacia Petrolífera de Santos (BPS), Bacia Petrolífera de Campos (BPC) e Bacia Petrolífera do Espírito Santo (BPES), com investimentos em equipamentos de navegação aérea e estruturação do espaço aéreo com novas rotas e modernos procedimentos para o voo dos helicópteros.

O atendimento dessa Necessidade Operacional visa o (a): desenvolvimento de um novo conceito de espaço aéreo na FIR Curitiba, especificamente nas áreas de interesse supramencionadas, buscando melhorar os requisitos de Segurança Operacional; (b) aumentar a capacidade do espaço aéreo; e (c) melhorar a acessibilidade às unidades marítimas (UM) com trajetórias e procedimentos mais eficientes para atendimento da demanda offshore, incluindo a prestação de Serviço de Controle de Tráfego Aéreo a partir do Controle de Aproximação Macaé (APP-ME). Este Empreendimento visa integrar os procedimentos das Bacias Petrolíferas de Campos, Santos e Espírito Santo. Dessa forma, este empreendimento atende os principais objetivos estratégicos da OACI voltados a: Segurança Operacional, acessibilidade, capacidade, eficiência e meio ambiente.

 

CENTRO OPERACIONAL INTEGRADO (COI II)

Texto e Fotos: COI II

 

 

Fim do conteúdo da página