No dia 20 de julho, celebramos o 151º aniversário de Alberto Santos Dumont, o brasileiro visionário, aclamado "Pai da Aviação". Gênio criativo que inspirou gerações de sonhadores a alcançar os céus, Santos Dumont surpreendeu o mundo com o desenvolvimento dos primeiros dirigíveis e de aeronaves pioneiras, entre elas o 14-Bis, primeiro avião a decolar por meios próprios.
Conhecido por sua personalidade excêntrica e espírito aventureiro, era um visionário que acreditava no potencial da aviação para transformar o mundo. Suas conquistas lhe renderam reconhecimento internacional e o colocaram entre os maiores nomes da história da aviação.
Mas a importância de sua obra transcende os limites da tecnologia. Sua paixão pela aviação despertou o interesse do público, inspirou cientistas e aeronautas que seguiram seus passos e conquistaram novos patamares na exploração dos céus e o desenvolvimento de toda uma nova indústria à época.
Símbolo do progresso brasileiro, nosso primeiro aviador sempre buscava representar o País por onde passava. Demonstrou ao mundo a criatividade brasileira e promoveu o espírito pioneiro que impulsionaram o Brasil no cenário internacional.
Nesta data, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) celebra sua imensa contribuição para a aviação, para o País e para o progresso da humanidade. Mais de um século depois, o legado de Alberto Santos Dumont permanece vivo e seu espírito empreendedor nos inspira diariamente a buscar novas fronteiras.
Texto e arte: DECEA
Redes Sociais