A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atua com um dos seus Helicópteros nos resgates aeromédicos nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, em um raio de 100 milhas náuticas, em apoio aos órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS). Até que o Hangar da PRF seja construído, a aeronave utiliza como base o Hangar do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), desde agosto de 2023, e o plantão conta com 1 piloto comandante, 1 copiloto e 1 operador aerotático, além de 1 médico e 1 enfermeiro por dia, disponibilizados pelo SAMU.
O Helicóptero de última geração, modelo Koala AW119, de fabricação italiana, é adaptável e composto por uma maca para transporte de adultos e crianças. Como é uma aeronave multimissão, pode rapidamente ser configurada do modo resgate para o modo policial e assim atender outras demandas. A equipe é formada por 3 pilotos comandantes, 3 copilotos e 5 operadores aerotáticos.
Os acionamentos de resgate acontecem por uma central de regulação, que despacha a ocorrência para aeronave que estiver na vez, pois o trabalho é feito em conjunto com o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas do Paraná (BPMOA) e os acionamentos são alternados, independentemente do tipo de ocorrência. Assim que acionados, são avaliadas distância e condições meteorológicas, preparo do material necessário, e em cerca de 4 minutos ocorre a decolagem.
O regime de plantão acontece até o pôr do sol, geralmente de 3 a 5 acionamentos por dia. Desde agosto de 2023, a aeronave da PRF já atendeu cerca de 247 ocorrências. O Comandante Juliano Kunen comentou sobre a satisfação da PRF em poder contar com a parceria do CINDACTA II, e da honra em poder trabalhar em prol da vida. “É uma missão muito importante realizarmos os atendimentos pré hospitalar e remoções aeromédicas. Temos uma equipe muito bem treinada e experiente, pra nós é gratificante poder salvar vidas com o nosso trabalho.”, disse o piloto em comando, Kunen.
Com o helicóptero da PRF, a população paranaense conta com maior segurança e agilidade nos atendimentos de emergência, preservando vidas e garantindo um suporte médico eficiente em situações críticas.
Na foto, da esquerda para direita, Kaio Simões, Operador Aerotático; Missael de Araújo, Médico; Juliano Kunen, Piloto em Comando; Anderson Ribeiro, Enfermeiro; e Carlos Rodrigo Muniz de Leon, Co-Piloto.
Assessoria de Comunicação Social
Texto e Fotos: Asp Chiquini
Redes Sociais