O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) foi a base de apoio ao comboio de caminhões que partiu da Base Aérea de Brasília (BABR) no último sábado (11/05), transportando cerca de 380 toneladas de donativos para as vítimas das enchentes de Porto Alegre. Caminhoneiros de 6 carretas de empresários voluntários receberam suporte com alimentação e hospedagem, em Curitiba, na sede do CINDACTA II, organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
O comboio conta ainda com mais 13 caminhões do Exército Brasileiro. O percurso deve durar cerca de 4 dias e a previsão de chegada a Porto Alegre é nesta terça-feira (14). A operação conjunta entre a FAB, o EB e civis pretende acelerar o transporte das doações arrecadadas por meio da Campanha "Todos Unidos pelo Sul".
“O CINDACTA II está aqui fazendo a sua parte em relação a ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. Para nós, é uma satisfação poder receber este comboio. Estamos de portas abertas para qualquer ajuda que contribua com as vítimas das enchentes”, declarou o Coronel Aviador Regilânio Isaías Aguiar de Melo, Comandante do CINDACTA II.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), duas aeronaves KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) - Esquadrão Zeus da FAB, também decolaram no último sábado (11/05), rumo a Canoas, no Rio Grande do Sul, transportando cerca de 40 toneladas de donativos. Ao todo, o esforço conjunto vai viabilizar a chegada de mais de 420 toneladas de itens aos gaúchos.
Na última sexta-feira, a FAB bateu a marca de 1.700 toneladas de donativos arrecadados para o Rio Grande do Sul. Deste montante, 560 toneladas – entre medicamentos, água, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, roupas, colchões e cobertores - foram arrecadas pela Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Asp Fernandes
Revisão Cap Av Rodrigues
Fotos: 2S R. Rodrigues
Redes Sociais