Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > DIA DO ESPECIALISTA: CINDACTA II Comemora com Imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão
Início do conteúdo da página

Nesta segunda-feira (25), o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) realizou a Cerimônia Militar alusiva ao Dia do Especialista, com a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão. A solenidade foi presidida pelo Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Regilânio Isaias Aguiar de Melo, estando presentes o Subcomandante, Tenente Coronel Aviador Marcelo Cavalcante de Sá, o Graduado-Master, Suboficial Luis Alfredo de Campos Lisboa, além de autoridades das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Curitiba (GUARNAE-CT).

O Dia do Especialista de Aeronáutica é comemorado em 25 de março, data de criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Localizada em Guaratinguetá (SP), é conhecida carinhosamente como o “Berço dos Especialistas” e conta com o mais alto nível de treinamento em 23 áreas. Durante sua trajetória, a Escola formou mais de 50 mil homens e mulheres.

Durante a Cerimônia, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que, em suas palavras, destacou a importância dos Especialistas para o alcance dos objetivos da Força Aérea: “Assim, neste especial ensejo, destaco a importância primordial de valorizar, incentivar e garantir todo o apoio necessário aos nossos especialistas que, no domínio de suas correspondentes especialidades, fazem toda a diferença!". Na ocasião, o Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Regilânio Isaias Aguiar de Melo, proferiu palavras de agradecimento e parabenizou os especialistas do CINDACTA II pelo relevante trabalho desempenhado na OM.

Um militar do Exército Brasileiro (EB) e dezesseis militares da Força Aérea Brasileira (FAB) foram agraciados com a Medalha “Bartolomeu de Gusmão”. Entregue em 25 de março, a referida comenda é uma distinção concedida aos militares e civis do Comando da Aeronáutica que tenham prestado relevantes serviços à Força Aérea Brasileira. Com mais de 33 anos de serviços prestados à FAB, o Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Carlos Reynald da Silva Júnior, destacou o orgulho em receber a Medalha Bartolomeu de Gusmão. “Trabalhei toda a minha carreira no CINDACTA II. O principal sentimento é a gratidão pelo reconhecimento do meu trabalho e, também, a alegria pela menção que a medalha representa.”, declarou.

Para a Primeiro Sargento Especialista em Enfermagem Ana Lúcia do Nascimento Maranhão, receber esta medalha representa o reconhecimento de anos de dedicação e comprometimento.Meu propósito de vida é cuidar e servir ao próximo. Ser agraciada com essa medalha me traz a alegria e a convicção de que estou no caminho certo.”, comentou a militar do Grupo de Saúde de Curitiba (GSAU-CT).

Criada em 6 de julho de 1971, por meio do Decreto nº 68.886, a medalha leva o nome do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão (1685-1724), pois foi um dos precursores da aviação devido a seus trabalhos e realizações no campo da aerostação. Ele foi pioneiro na utilização do ar quente como elemento capaz de fazer ascender um corpo no espaço, quando, em 1709, o primeiro balão livre levantou voo na história: o "Passarola", engenho do "Padre Voador".

Em 2024, foram agraciadas com a Medalha “Bartolomeu de Gusmão” os seguintes militares:

 

- Subtenente EB Elidir Casanova;

- Suboficial Carlos Reynald da Silva Júnior;

- Suboficial Carlismar Santos de Lucena;

- Primeiro Sargento Luiz Augusto Maués Noronha;

- Suboficial Alex Ferreira dos Santos;

- Suboficial Márcio José Patrocínio de Oliveira;

- Primeiro Sargento Marina de Oliveira Lopes;

- Primeiro Sargento Mário Henrique da Fonseca Eiras;

- Primeiro Sargento Miguel João Schmitz Junior;

- Primeiro Sargento Ana Lúcia do Nascimento Maranhão;

- Segundo Sargento Lisandro Caralp;

- Primeiro Sargento Weslley Scarpini Miranda;

- Primeiro Sargento Gustavo Fração Lago;

- Primeiro Sargento Raquel Lopes Grando;

- Primeiro Sargento Karolinne Rocha Pereira;

- Primeiro Sargento Ânderson Marques Pagliarini;

- Segundo Sargento Marcos André Machado; e

- Segundo Sargento Leonardo dos Santos Druzian.

 

Assessoria de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: SO Patricia | Revisão: Ten Brondani
Fotos: 2S R Rodrigues

 

Fim do conteúdo da página