Duas militares do Grupo de Saúde de Curitiba (GSAU-CT) foram selecionadas para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO). A prontidão da Major Dentista Leticia Lese Monteiro e da Major Farmacêutica Paula Soares Nunes demonstra o profissionalismo dessas mulheres militares, que contribuem de forma significativa para o sucesso da missão em termos de liderança, habilidades técnicas e interação com a comunidade local.
A Major Dentista Letícia atuou na missão pelo período de um ano como Militar Staff Officer da Coordenação Civil Militar na FIB (Force Intervention Brigade), sendo substituída pela Major Farmacêutica Paula Soares, que participará até fevereiro de 2025. “Sinto-me muito grata pela oportunidade de trabalhar numa missão de paz da ONU, onde diariamente aprendo com militares e civis de diferentes países. Para mim, é uma honra atuar na função de Gender Advisor, cuja responsabilidade é auxiliar no treinamento dos militares para a obtenção de informações relativas às questões de gênero e proteção de crianças.” declarou a Major Paula Soares.
Essa iniciativa inspira outras mulheres a seguir carreiras militares e a se envolver em operações de paz e segurança internacionais, encorajando a representatividade nas Forças Armadas.
A participação da Força Aérea Brasileira (FAB) na MONUSCO é de suma importância para a pacificação da República Democrática do Congo. É uma das maiores e mais complexas missões de paz da ONU, com mandato para proteger civis, apoiar o governo congolês na consolidação da paz e estabilidade, além de promover os direitos humanos.
Essa cooperação expressa o empenho do Brasil na promoção da segurança em nível global, bem como o desejo de colaborar na resolução de crises e conflitos em diferentes partes do mundo, conforme os compromissos assumidos pelo país como membro das Nações Unidas.
Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: SO Patricia
Fotos: MONUSCO
Redes Sociais