O Governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, nesta terça-feira (24), a Medalha de Mérito da Casa Militar aos Oficiais do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) que participaram, por quatro dias, das buscas de uma aeronave que caiu na Serra do Mar no início de julho. A aeronave transportava dois servidores do Estado, além do piloto, que não sobreviveram.
A cerimônia que ocorreu no Palácio Iguacu, contou com a presença do Vice-Governador do Estado Darci Piana e o Chefe da Casa Militar, Tenente Coronel QOPM Sérgio Vieira Benício.
Receberam a condecoração o Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Jano Ferreira dos Santos, o Subcomandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, e o Chefe do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba (ARCC-CW), Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fábio César Silva de Oliveira. Também foram homenageados Militares do Segundo Esquadrão do 10º Grupo de Aviação - Esquadrão Pelicano e do 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação - Esquadrão Pantera.
Em suas palavras, o Governador Ratinho Junior exaltou a importância do serviço realizado pelos nossos militares. “Temos que destacar o trabalho dessas equipes da FAB não só nesse caso do avião que levava dois dos nossos servidores públicos, mas também por todo trabalho que a equipe da Força Aérea faz pela sociedade. Trabalho que muitas vezes é invisível, porque a população acaba nem sabendo do volume de pessoas que participa de uma missão como essa”, disse o Governador.
“Rebemos hoje os Esquadrões especializados em buscas e salvamentos da Força Aérea com uma homenagem que fazemos pela Casa Militar do Governo. É o reconhecimento do trabalho desses heróis brasileiros”, acrescentou.
Cinquenta Militares e três aeronaves da FAB participaram das buscas, que contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA). “Empenhamos diversos tipos de esforços nas buscas, com helicópteros, aeronaves, além do auxílio do Corpo de Bombeiros e do BPMOA. Como era uma região de difícil acesso, viajamos dia e noite, e ainda havia o tempo ruim que prejudicava a operação”, afirmou o Comandante do CINDACTA II.
“Quando detectamos a aeronave, nosso helicóptero desceu e, infelizmente, encontramos os passageiros e o piloto em óbito. Mas trabalhamos dia e noite para dar uma resposta às famílias dessas pessoas”, esclareceu o Coronel Aviador JANO.
“É importante esse reconhecimento pelo Governo do Paraná, porque além da atividade de busca e salvamento, o CINDACTA II também coordena o tráfego aéreo do Sul do Brasil”, ratificou.
O Capitão Fábio César, que acionou a primeira equipe e comandou as buscas pelo monomotor na Serra do Mar, lamentou não ter encontrado os passageiros e o piloto com vida e acrescentou “No serviço de buscas e salvamentos, trabalhamos em primeiro lugar renunciando ao nosso conforto, ao nosso bem-estar, porque, em primeiro lugar, está a missão. Esse é um dos nossos lemas na busca e salvamento”.
Fotos: Roberto Dziura Jr/AEN
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Governo do Estado do Paraná
Edição: Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Redes Sociais